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dc.contributor.advisorSilva, Solange dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Mauren Alessandra Jorge dapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-14T02:21:28Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/171172pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o trabalho dos/as assistentes sociais na proteção social de adolescentes em situação de evasão e infrequência escolar, compreendendo essa expressão da questão social de forma crítica a partir de determinantes sociais que podem condicionar os modos de vida da classe trabalhadora. O objetivo é refletir sobre as contribuições do trabalho do/a Assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ampliado Lomba do Pinheiro com adolescentes em situação de evasão e infrequência escolar, no período de março de 2015 a julho de 2016, a fins de fomentar reflexões sobre as demandas do Serviço Social. Além de identificar os serviços ofertados pela política de Assistência Social ao adolescente, desvendar os principais determinantes sociais desse processo, bem como pensar em estratégias de intervenção para a defesa e ampliação dos direitos sociais e exercício de cidadania dos mesmos. O método utilizado para iluminar o presente estudo foi o método dialético crítico, de base marxista. A escolha desse referencial está sustentada na perspectiva metodológica de conhecimento da realidade, reconhecendo a riqueza dos seus fundamentos no desvendamento do real, considerando o marxismo como o mais importante instrumento analítico de intervenção. A partir dessas considerações, buscou-se apresentar a Assistência Social e seu processo de consolidação e legitimação enquanto política pública de proteção social, bem como desvendar os determinantes sociais desse processo, compreendidos a partir da questão social e suas expressões. As reflexões a partir da experiência de estágio e do adensamento teórico desse estudo permitiram verificar a necessidade de desenvolver intervenções que possam dar visibilidade e estimular o protagonismo de adolescentes no processo de construção de espaços coletivos e de discussões em torno de suas necessidades, assim como a urgência de intervir para além das diretrizes de programas, serviços e projetos sociais focalizados, utilizando estratégias que fomentem a intersetorialidade entre as políticas sociais como forma de pensar a proteção social de adolescentes, reafirmando o compromisso da profissão com a classe trabalhadora.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectAtuação do assistente socialpt_BR
dc.subjectProteção socialpt_BR
dc.titleO trabalho do/a assistente social na perspectiva da proteção social de adolescentes em situação de evasão escolar no centro de referência de assistência social (CRAS) ampliado Lomba do Pinheiro-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001053735pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationServiço Socialpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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