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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBandarra, Thiago Morales da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-21T02:26:32Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170502pt_BR
dc.description.abstractCom um mercado cada vez mais competitivo, o futebol gira uma quantia enorme de dinheiro ao redor mundo. No Brasil, entretanto, os clubes ainda são mal geridos, e acabam não utilizando a totalidade dos recursos possíveis com seus torcedores. Os programas de sócio torcedor já representam um bom faturamento nos clubes, mas tem potencial para ser uma renda ainda maior, e a gestão correta dos associados é um desafio que deve ser enfrentado com conhecimentos de marketing de relacionamento e de CRM, que Gartner Group apresenta como uma tática empresarial destinada ao entendimento e à antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais da empresa, através de um relacionamento de excelência (PEPPERS, 2001). O presente trabalho visa iniciar o projeto de implementação do CRM ao Sport Club Internacional, através de uma análise dos perfis dos associados, e a influência da variabilidade dos resultados de campo dentro desses grupos. Para tanto, por não ter todas as informações à disposição, foram buscados no Portal de Transparência do clube, os números de associados em dia, inadimplentes, por sexo, pela idade, e pela localidade, em três diferentes momentos do time. Percebeu-se, com os resultados, que a inadimplência e o perfil por idade do quadro social tem uma forte variação atrelada ao rendimento da equipe, assim como as outras características, mas em escala menor. Com essa pesquisa, o clube pode dar início a um trabalho mais aprofundado, de posse de mais informações, para que se tenha um tratamento diferenciado entre seus societários, e assim o quadro social mantenha seu número elevado, independentemente dos resultados do time.pt_BR
dc.description.abstractWith an increasingly competitive market, football spins a huge amount of money around the world. In Brazil, however, the clubs are still poorly managed, and end up not using all the resources that their supporters can provide. The fan-partner programs already represent a good revenue in clubs budget, but it has the potential to be an even greater income, and proper management of associates is a challenge that must be faced with relationship marketing and CRM expertise, which Gartner Group presents as a business tactic aimed at understanding and anticipating the needs of current and potential customers of the company through a relationship of excellence (PEPPERS, 2001). The present assignment aims to initiate the implementation of the CRM on Sport Club International, through an analysis of the profiles of the associates, and the influence of the variability of the field´s results within these groups. To do so, because the club did not authorize the use of all needed data, it has to be searched in the club´s Transparency Portal, the numbers of associates up to date, defaulters, by sex, age, and location in three different moments of the team. With the results, it was noticed that the default and the age profile of the membership has a strong variation linked to the team's performance, as well as other characteristics, but on a smaller scale. With this research, the club can start a more in-depth work, with more information, that could provide a different treatment among its members, maintaining its membership in its high number, regardless of the results of the team.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSports Marketingen
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectRelationship Marketingen
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectCustomer Relationship Managementen
dc.subjectGestão de relacionamento com clientes (CRM)pt_BR
dc.titleSport Club Internacional : uma análise de seus torcedores com uma abordagem de CRMpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001051631pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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