Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeinmann, Amadeu de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorEzequiel, Verônica da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-11-17T02:31:14Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170343pt_BR
dc.description.abstractA escuta analítica é acompanhada de forma recorrente pelo exercício da escrita. Do encontro entre analista e paciente resultam relatos, estudos de caso e registros em prontuários. Este trabalho de conclusão parte do pressuposto de que a escrita da clínica produz seus efeitos sobre quem se põe a escrever e pode transformar a vivência a qual está remetida. É nessa perspectiva que nos perguntamos se a escrita pode servir, para além de relatos e descrições que enlaçam teoria e prática, como ferramenta da formação clínica, no sentido de conferir um novo lugar também ao aluno que se coloca a escrever acerca das suas primeiras oportunidades de escuta. A hipótese deste trabalho é a de que a escrita pode servir como ferramenta de formação clínica e, a partir disso, foram produzidos dois ensaios: o primeiro faz uma breve reflexão acerca da escrita da clínica como experiência e o segundo trata do ensaio como uma possibilidade de estilo literário com potencial para dar forma à escrita da clínica. Um terceiro capítulo apresenta algumas experimentações textuais produzidas no contexto das primeiras escutas oportunizadas pelos estágios obrigatórios do curso de graduação em Psicologia na UFRGS.pt_BR
dc.description.abstractThe analytical listening is accompanied by writing exercise on a regular basis From the encounter between analyst and patient results reports, case studies, and medical records. This work assumes that the clinic writing produces its effect on who writes and can change the experience which is forwarded. It is in this perspective that we wonder whether writing can serve, in addition to reports and descriptions that connect theory and practice, as a tool of clinical training, in order to give a new place also to the student who writes about their first opportunities of listening. The hypothesis of this work is that writing can serve as clinical training tool and, from there, were produced two essays: the first is a brief reflection on the writing as clinical experience and the second consider the essay as a literary style with the potential to shape the writing of the clinic. A third chapter presents some narratives produced in the context of the first experiences offered by graduation course of Psychology at UFRGS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEnsaiopt_BR
dc.subjectWritingen
dc.subjectEssayen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectNarrativesen
dc.titleA escrita como ferramenta da formação clínicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001050880pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples