Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKanan, Joao Henrique Correapt_BR
dc.contributor.authorMüller, Aline Reispt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T02:32:10Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170299pt_BR
dc.description.abstractO sistema imune está relacionado aos eventos de origem molecular e celular que ocorrem quando o organismo entra em contato com moléculas consideradas estranhas. Embora seja um assunto muito importante a ser abordado no final da Educação Básica, o sistema imune muitas vezes não é tratado com a devida relevância. Reconhecendo a importância de compreender as concepções discentes sobre temas escolares, este trabalho objetivou expor uma análise das noções dos estudantes do Ensino Médio a respeito do sistema imune e saúde. Utilizou-se uma abordagem qualitativa para analisar os dados provenientes da realização de um questionário aplicado a setenta e dois alunos de escolas públicas e privadas da cidade de Porto Alegre e região metropolitana do Rio Grande do Sul. Os dados obtidos sugerem que a maioria dos estudantes possui um conhecimento razoável sobre o conceito de imunologia, da função dos anticorpos e das vacinas, assim como da utilização de antibióticos e das interações imunológicas entre outros organismos. No entanto, os alunos não atingiram um bom desempenho em questões relacionadas aos organismos causadores de doenças e em questões associadas à fisiologia do sistema cardiovascular e linfático ou aos órgãos relacionados ao sistema imune.pt_BR
dc.description.abstractThe immune system is related to molecular and cellular events that occur when the body comes in contact with foreign molecules. Although it is a very important subject to be addressed at the end of Basic Education, the immune system is not often treated with due relevance. Recognizing the importance of understanding the student conceptions about school subjects, this work aimed to present an analysis of the notions of High School students concerning the immune system and health. A qualitative approach was used to analyze data gathered from a questionnaire applied to seventy-two students from private and estate schools, in the city of Porto Alegre and metropolitan region, Rio Grande do Sul. The data obtained suggests that most of the students have a reasonable knowledge of immunology basic concepts, the role of antibodies and vaccines, and the use of antibiotics and immunological interactions among other organisms. However, students did not perform well on issues related to disease-causing organisms and on issues associated with the physiology of the cardiovascular and lymphatic system or organs related to the immune system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImmune Systemen
dc.subjectSistema imunept_BR
dc.subjectHigh Schoolen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectStudents’ Conceptionsen
dc.titleConhecimento de alunos do ensino médio sobre sistema imune e saúdept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coJunqueira, Heloisapt_BR
dc.identifier.nrb001027203pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples