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dc.contributor.advisorBecker, Fernando Gertumpt_BR
dc.contributor.authorCamana, Mateuspt_BR
dc.date.accessioned2017-11-14T02:31:43Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170252pt_BR
dc.description.abstractEstradas quando interceptam corpos aquáticos, geram impactos, em especial quando se tratam de riachos, dadas a sua maior sensibilidade a alterações no ambiente. Podendo atuar em características como o fluxo e a sedimentação, quanto por atuar como efeito de barreira para a movimentação de peixes. Apesar de existirem estudos que avaliam esses efeitos, ainda não existem no Brasil documentos que regulem a construção e gestão de pontes com bueiros. Assim, este estudo procurou avaliar se o movimento da espécie de peixe Rineloricaria aequalicuspis é afetado por uma ponte de concreto com bueiros retangulares. Para o teste, foram capturados indivíduos da espécie mensalmente entre janeiro e setembro de 2016 em seis parcelas de 10 metros localizadas à jusante e à montante do cruzamento. Cada indivíduo foi fotografado em campo para posterior comparação em laboratório utilizando foto identificação, assim foi possível analisar se os movimentos ocorreram entre parcelas sem e com barreira e se as movimentações ocorreram em sentido ascendente ou descendente. Para avaliar os efeitos do cruzamento, gerei três modelos lineares mistos, um para analisar os movimentos entre parcelas de montante e jusante e através do cruzamento e outros dois que levaram em conta o sentido da movimentação, comparando movimentos entre parcelas livres e através do cruzamento. Foram capturados 429 indivíduos, sendo que 58 representaram recapturas (13.5%), destes, 20 apresentaram movimento entre parcelas. Houve diferença significativa na taxa de movimento entre parcelas livres à jusante e aquela através do cruzamento, independente do sentido do movimento, evidenciando que pode estar ocorrendo um efeito de barreira para a dispersão da espécie, gerado principalmente pela estrutura do cruzamento que cria condições que dificultam a passagem, como aumento de fluxo nos bueiros e presença de queda da água. Assim, ressalto a necessidade de mais estudos que subsidiem a criação de normas técnicas para a construção de estradas em riachos, a fim de diminuir o efeito sobre o ambiente e a biota.pt_BR
dc.description.abstractStream-road crossings when intercept water bodies, can produce impacts, in particular, when they are treated to streams, because your major sensibility to environmental alterations. May cause alterations in flow and sediment input, or by functioning as barrier to fish movement. In spite of growing research documenting these effects, in Brazil there are no specific legal provisions to regulate or guide the building and environmental management road-crossings with culverts. In this study, I aimed to assess whether the movement of the armored-catfish, Rineloricaria aequalicuspis, is affected by culverts. For the text, monthly fish samples were taken by kick-sampling between January and September 2016 in six contiguous 10-m sections, three positioned immediately upstream and three downstream the road crossing. Each captured fish was photographed for posterior individual identification in laboratory, following a previously validated technique for photo-identification. By photo-identification, I was able to determine events of individual recapture and their position align the sampled stream reach and if they were indicative of fish movements surpassing the culvert downstream or upstream. To assess the barrier effect of the culvert, I used mixed linear models, one for analyze the movements between parcels in upstream and downstream and trough the crossing and other two for analyze the direction of movement. A total of 429 specimens were captured, with 58 recaptures (13.5%), among the later, 20 represented movement events between parcels. There was a significant difference in the movement rate when comparing values within barrier-free sections in the downstream and values across the culvert, independent to direction of movement, supporting the hypothesis of a barrier effect for R. aequalicuspis movements, caused by the culvert structure, which create difficult conditions for individual swimming and passage, for instance, the increased water outflow downstream the culvert and vertical waterfall. Therefore, I emphasize the need for more research to support the production of technical guidance for designing stream-road crossings that prevent environmental effects on stream ecosystems and their biota.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFragmentationen
dc.subjectRineloricaria aequalicuspispt_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectMovementen
dc.subjectDispersionen
dc.subjectCulverten
dc.titleMovimento de peixes de riacho é afetado por cruzamentos de estrada ? um estudo de marcação e recaptura com Rineloricaria aequalicuspis (Loricariidae)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001027591pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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