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dc.contributor.advisorCampos, Luiz Alexandrept_BR
dc.contributor.authorPase, Ramoim Beledellipt_BR
dc.date.accessioned2017-11-08T02:27:58Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170075pt_BR
dc.description.abstractArtrópodes são um dos grupos mais representativos e necessários para o ambiente em que vivem. Estão associados a diversas conceituações construídas por variadas fontes que fundamentam práticas com consequências positivas e negativas. Esse universo de conceituações e práticas e precisa ser levado em conta pela escola, é importante entende-lo para melhorar o processo pedagógico. Para isso houve um levantamento dessas informações através de questionário com perguntas abertas e uma de múltipla escolha com justificativa. Esses resultados foram discutidos em abordagem qualitativa e quantitativa à luz de bibliografia científica e legislações. Os resultados indicam pouco significado da escola nessas conceituações e práticas apesar da sua produção ser mais correta quando de fonte escolar do que quando de fonte cotidiana. Ela parece não desmistificar muito a visão pejorativa sobre artrópodes e, além disso, parece reproduzir classificação correta, mas mal fundamentada dos mesmos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtrópodespt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEtnoentomologiapt_BR
dc.titleArtrópodes : conceituações, mitos e práticas presentes no processo de ensino-aprendizagem escolar e suas relações com o cotidianopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001044159pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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