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dc.contributor.authorMartins, Tiago Vencatopt_BR
dc.contributor.authorDoering, Luisa Rodriguezpt_BR
dc.contributor.authorBartz, Mauro Dinael Beilfusspt_BR
dc.date.accessioned2017-11-04T02:30:52Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170028pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute a abordagem da Lei de Resfriamento de Newton como possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básica. Propomos que os alunos desenvolvam modelos que não estariam ao seu alcance, em função dos sofisticados conhecimentos matemáticos que exigem, valendo-se de recursos da Modelagem Matemática e auxiliados pelo software GeoGebra. Aliando o uso da tecnologia ao ensino da álgebra, baseando-nos em bibliografias que apoiam esta associação, apresentamos como sugestão uma atividade experimentada no primeiro ano do Ensino Médio onde abordamos o ensino de funções. Nela apontamos que a adoção de uma metodologia apoiada por recursos tecnológicos pode colaborar no desenvolvimento de habilidades inerentes ao pensamento matemático, tais como: estabelecer relações, fazer conjecturas, realizar aproximações, previsões e resolver problemas.pt_BR
dc.description.abstractThis article discusses the use of the software GeoGebra as one more resource for the teacher develop works with mathematical modeling in basic education. Its use permits that the pupils make determinated models which they could not do without GeoGebra, because of the sophisticated knowledge required when there’s no technological aid. Adding technology to the teaching of algebra (with bibliographic references) we present, as an example of this, a little work done in the basic education. With such experience we would like to show that the adoption of a methodology supported by technological resources has facilitated the development of many inherent abilities to the mathematic thought, such as: doing relations, conjectures, making approaches and previsions. All of this in order of solving mathematic problems.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 14, n. 2 (2017), p. 225-235pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematical modelingen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectFunctionsen
dc.subjectGeoGebraen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleUtilização do GeoGebra na resolução de problemas físicos : uma possibilidade para a Modelagem Matemática na Educação Básicapt_BR
dc.title.alternativeUsing GeoGebra to troubleshoot physics : a possibility for Mathematical Modeling in Education Basicen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001048127pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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