Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorFlach, Chaiany Ferretpt_BR
dc.date.accessioned2017-11-01T02:33:01Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/170003pt_BR
dc.description.abstractEm um cenário de surgimento de novas relações de trabalho, atributos como estabilidade, carreira, proteção ao trabalho e sindicalização vem perdendo seu espaço para alternativas menos formais e mais incertas. Muitos estudos apuram que a atribuição de responsabilidade sobre a carreira e o desenvolvimento profissional permanece sendo repassada para as pessoas. Dentre as discussões acerca de carreiras, emergem, com destaque, a questão dos vínculos de carreira –sejam eles entrincheiramento ou comprometimento – e a questão referente ao sucesso na carreira. O conceito de sucesso na carreira é entendido como “realizações percebidas ou reais que os indivíduos têm acumulado como resultado de suas experiências de trabalho” (COSTA; DUTRA, 2011, p. 5). O presente estudo tem como objetivo geral analisar a percepção dos estudantes do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul acerca do sucesso na carreira profissional. Para o alcance dos objetivos geral e específicos, desenvolveu-se um estudo de caso quantitativo, utilizando um questionário on-line aplicado a 121 alunos do curso de Administração que cursavam entre o 8° e 10° semestre. Foram aplicadas as escalas de percepção de sucesso na carreira, de entrincheiramento na carreira e de comprometimento com a carreira. Como resultado, constatou-se que os alunos pesquisados percebem-se mais bem-sucedidos em relação a fatores de sucesso subjetivo - como cooperação, valores, competência – do que a fatores de sucesso objetivo - como remuneração, empregabilidade, hierarquia e promoção. A respeito da escala de entrincheiramento na carreira, percebeu-se que os alunos não se encontram entrincheirados. Os participantes da amostra sentem-se comprometidos com a carreira.pt_BR
dc.description.abstractIn a scenario in front of new work relationships arising, atributes as stability, carrer, work protection and unionization are losing their space to less formal and uncertain alternatives. Many studies indicate that responsibility of your own career and professional development atribution continues to be passed on to people. Among discussions about careers, career bond as commitment and entrenchment emerges promintely just as career success. The concept of career success is " perceived or actual realizations that individuals have accumulated as a result of their work experiences" (COSTA; DUTRA, 2011, p. 5). This work aims to analyze business administration students from Federal University of Rio Grande do Sul perceptions about professional career success. In order to achieve general and specific goals, a quantitative case study was developed using an online questionnaire with 121 students from the Administration course between 8th and 10th semester. Career Success Perception Scale, career entrenchment and career commitment scales were applied. As result, It was found that the students surveyed are more successful in relation to subjective success factors - such as cooperation, values and competence - to objective success factors - such as payment, employability and hierarchy and promotion. About career entrenchment scale, it was noticed that these students are not entrenched. Student subjects feel commited to their career.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCareer successen
dc.subjectSucesso profissionalpt_BR
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectCareeren
dc.subjectUndergraduate studentsen
dc.subjectCareer commitmenten
dc.subjectCareer entrenchmenten
dc.titleA percepção de sucesso na carreira dos alunos em fase final de curso da Escola de Administração/UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001050826pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples