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dc.contributor.advisorJanissek-Muniz, Raquelpt_BR
dc.contributor.authorMusskopf, Gabriela Witzpt_BR
dc.date.accessioned2017-11-01T02:32:50Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169985pt_BR
dc.description.abstractAs ferramentas de Business Intelligence são atualmente pouco exploradas na literatura e muito importantes para o sucesso das organizações. Partindo do princípio de que as mesmas auxiliam às tomadas de decisões gerenciais, esse trabalho tem como objetivo obter mais esclarecimento e informações a respeito das ferramentas utilizadas por empresas brasileiras, bem como suas capacidades e dificuldades. Para que se possa entender a pesquisa com maior clareza, apresenta-se embasamentos teóricos a respeito da importância do recurso informação e dos dados como cruciais para o êxito das organizações. Dessa mesma forma, é possível entender sobre modelos gerenciais de indicadores de desempenho e como esses podem ajudar nas análises dos dados obtidos através das ferramentas de BI. Também nesse trabalho apresenta-se as ferramentas de Business Intelligence mais populares a nível global, para que se possa obter uma comparação dessas com as ferramentas apresentadas na pesquisa. O estudo realizado é uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo a respeito de vinte e três empresas com sede no Brasil. Ao longo do estudo, pode-se perceber problemas de estrutura e processos dentro das organizações, os quais são muito relevantes para o entendimento dos resultados alcançados.pt_BR
dc.description.abstractThe tools of Business Intelligence are currently little explored in the literature and very important for the success of organizations. Assuming that they help management decision-making, this work aims to obtain more information and clarification regarding the tools used by Brazilian companies, as well as their capabilities and difficulties. In order to be able to understand the research more clearly, there is a theoretical background regarding the importance of the use of information and data as crucial for the success of organizations. In the same way, it is possible to understand management models of performance indicators and how they can help in the analysis of data obtained through BI tools. This academic work also presents the most popular Business Intelligence tools at a global level, so that a comparison can be obtained with the tools presented in the research. The study carried out is a descriptive qualitative research about twenty three companies based in Brazil. Throughout the study, it is possible to perceive problems of structure and processes inside the organizations, which are very relevant for the understanding of the results achieved.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBusiness Intelligenceen
dc.subjectFerramentas de gestãopt_BR
dc.subjectSucesso em negociospt_BR
dc.subjectManagement Toolsen
dc.subjectDataen
dc.subjectInformationen
dc.titleAnálise das ferramentas de business intelligence utilizadas por empresas brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001051319pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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