Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGallon, Shalimarpt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Elaine di Diegopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-01T02:32:44Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2179-684Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169977pt_BR
dc.description.abstractA interação entre as multinacionais, a matriz e as práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) tem sido um desafio para as organizações, pois, embora os estudos na área de internacionalização de GRH com ênfase na expatriação e na estratégia organizacional tenha aumentado, estes não têm abordado fatores estratégicos fundamentais para a implementação da estratégia organizacional. Apesar de existirem modelos de internacionalização, poucos são os que consideram a expatriação com um processo importante na condução na internacionalização da empresa. A expatriação está relacionada com o negócio da empresa e não somente com a GRH. Dependendo dos objetivos da empresa, o conceito de expatriado pode ser entendido de diversas maneiras. Os diversos conceitos das missões internacionais se caracterizam em função do trabalho a ser desempenhado, da duração e da quantidade de viagens realizadas na missão. Essa diversidade surge como uma demanda para englobar um processo que vem tomando uma dimensão mais ampla em função da sua importância para as estratégias internacionais das empresas. Para tanto, esse estudo teórico busca abordar a expatriação mais do que uma prática de GRH, sendo, portanto, um processo ligado à estratégia internacional da empresa.pt_BR
dc.description.abstractThe interaction between multinationals and Human Resource Management (HRM) practices have been a challenge to organizations. Despite the increase of studies in the area of internationalization of HRM which emphasize expatriation and organizational strategy, these have not addressed key strategic factors for the implementation of organizational strategy. From the various models of internationalization, only a few consider expatriation as an important process in driving the internationalization of the company. Expatriation is related to the business of the company and not just the HRM field. Depending on the objectives of the company, the concept of expatriation can be understood in different ways. The various concepts of international missions are characterized according to the work to be performed, the duration and the amount of travel undertaken in the mission. This diversity arises as a demand to encompass a process that has been taking a wider dimension according to their importance for international business strategies. For both, this theoretical study seeks to address the expatriation as a strategic process, and therefore more than one HRM practice, which is linked to international business strategy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Administração Científica - RBADM. Aquidabã, Sergipe. Vol. 7, n. 1 (jan./mar. 2016), p. 43-60pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExpatriationen
dc.subjectExpatriaçãopt_BR
dc.subjectGestão de recursos humanospt_BR
dc.subjectStrategic human resources managementen
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectRepatriaçãopt_BR
dc.subjectRepatriationen
dc.titleO processo de expatriação na estratégia organizacionalpt_BR
dc.title.alternativeThe expatriation process in organizational strategy en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001052400pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples