Show simple item record

dc.contributor.advisorFerreira, Lucianopt_BR
dc.contributor.authorMusskopf, Mateus Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2017-11-01T02:32:05Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169920pt_BR
dc.description.abstractCom a atual crise de mercado e constante crescimento de concorrentes todos os esforços para fidelizar um cliente se tornam de suma importância para as empresas atualmente. Analisando a evolução dos conceitos de marketing e se aprofundando nos conceitos de marketing de relacionamento e de marketing digital esta pesquisa tem por objetivo compreender de que maneira as redes sociais influenciam na fidelização de clientes. A pesquisa analisou três estudos de casos de bares da cidade de Porto Alegre, mais especificamente do bairro Cidade Baixa, para compreender as características especificas de cada um deles. Após esta análise também foi aplicada uma pesquisa com os responsáveis pela manutenção desses estabelecimentos nas redes sociais a fim de compreender qual a visão dos bares sobre a sua presença nas redes sociais.pt_BR
dc.description.abstractWith the current market crisis and constant growth of competitors all efforts to retain a customer become of big importance for companies today. Analyzing the evolution of marketing concepts and deepening the concepts of relationship marketing and digital marketing this research aims to understand how social networks influence customer loyalty. The research analyzed three case studies of bars in the city of Porto Alegre, specifically in Cidade Baixa neighborhood, to understand the specific characteristics of each one. After this analysis was also applied a survey with those responsible for maintaining these establishments in social networks in order to understand what the bars view on their presence in social networks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectCliente : Fidelidadept_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.titleInfluência das redes sociais no processo de fidelização de clientes de bares em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001051564pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record