Os princípios argumentativos subjacentes à polifonia da fala infantil
dc.contributor.author | Silva, Carmem Luci da Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-31T02:26:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-3335 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/169825 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste texto, procuramos evidenciar, a partir da Teoria da Argumentação na Língua, desenvolvida por Ducrot (1984, 1988, 1989) e Anscombre e Ducrot(1995), os princípios argumentativos subjacentes à polifonia em nível de enunciador na fala infantil. O corpus de análise está constituído por narrativas orais de crianças de 2 anos e 5 meses a 5 anos e 5 meses falantes do português do Brasil. A análise dos dados aponta para o fato de que, independentemente da faixa etária, as crianças utilizam de princípios argumentativos subjacentes às perspectivas enunciativas apresentadas em seus enunciados, orientado o interlocutor para determinadas conclusões. Além disso, verificamos que determinados topoi possibilitam a produção de certo enunciados pela criança, e não pelo adulto. Também evidenciamos que as diferentes vozes presentes nas narrativas infantis reiteram alguns topoi, o que confere maior força argumentativa aos enunciados em que intervêm. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Letras de hoje. Porto Alegre. N. 126 (dez. 2001), p. 97-126 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Discurso narrativo infantil : Polifonia | pt_BR |
dc.subject | Criança : Discurso narrativo | pt_BR |
dc.subject | Linguagem : Polifonia | pt_BR |
dc.title | Os princípios argumentativos subjacentes à polifonia da fala infantil | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000309725 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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