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dc.contributor.authorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T02:26:41Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.issn0101-3335pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169825pt_BR
dc.description.abstractNeste texto, procuramos evidenciar, a partir da Teoria da Argumentação na Língua, desenvolvida por Ducrot (1984, 1988, 1989) e Anscombre e Ducrot(1995), os princípios argumentativos subjacentes à polifonia em nível de enunciador na fala infantil. O corpus de análise está constituído por narrativas orais de crianças de 2 anos e 5 meses a 5 anos e 5 meses falantes do português do Brasil. A análise dos dados aponta para o fato de que, independentemente da faixa etária, as crianças utilizam de princípios argumentativos subjacentes às perspectivas enunciativas apresentadas em seus enunciados, orientado o interlocutor para determinadas conclusões. Além disso, verificamos que determinados topoi possibilitam a produção de certo enunciados pela criança, e não pelo adulto. Também evidenciamos que as diferentes vozes presentes nas narrativas infantis reiteram alguns topoi, o que confere maior força argumentativa aos enunciados em que intervêm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLetras de hoje. Porto Alegre. N. 126 (dez. 2001), p. 97-126pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiscurso narrativo infantil : Polifoniapt_BR
dc.subjectCriança : Discurso narrativopt_BR
dc.subjectLinguagem : Polifoniapt_BR
dc.titleOs princípios argumentativos subjacentes à polifonia da fala infantilpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000309725pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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