Atenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2
dc.contributor.author | Finger, Ingrid | pt_BR |
dc.contributor.author | Preuss, Elena Ortiz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-26T02:25:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0101-3335 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/169733 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta a continuidade de uma pesquisa sobre os efeitos da instrução formal sobre o SE, operador aspectual em espanhol, a qual evidenciou que, a curto prazo, esse tipo de intervenção pedagógica produziu efeitos positivos. Entretanto, não se sabia se esses efeitos se manteriam a longo prazo. Assim, uma nova coleta de dados foi feita, vinte e quatro meses após a última coleta da investigação anterior, a fim de verificar se os efeitos da instrução eram duradouros, bem como refletir sobre as relações entre os conhecimentos implícito e explícito e o papel que a instrução desempenha na formação desses saberes. Os resultados evidenciaram que a instrução foi duradoura a longo prazo, confirmando também as conclusões do estudo inicial, no que se refere ao papel que a instrução desempenha como facilitadora do intake, e na formação do conhecimento implícito. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims at analyzing the long-term effects of formal instruction in the acquisition of implicit knowledge of the Spanish pronoun SE by a group of Brazilian learners. The initial study indicated that the pedagogical intervention that was conducted increased accuracy rates in both comprehension and production tasks. A new set of tests were applied to the same participants two years after the first data collection in order to verify if the beneficial effects of instruction would be long-lasting. The predictions were confirmed thus providing evidence for the Weak Interface Hypothesis with respect to the interaction between explicit and implicit knowledge in L2 learning. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Letras de hoje. Porto Alegre, RS. Vol. 44, n. 3 (jul./set. 2009), p. 78-85 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Effects of explicit instruction | en |
dc.subject | Spanish aspectual SE | en |
dc.subject | Aprendizagem de língua estrangeira | pt_BR |
dc.subject | Implicit and explicit knowledge | en |
dc.title | Atenção ao input e aprendizagem : o papel da instrução explícita na aquisição do Espanhol como L2 | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000722556 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39774)Linguística, Letras e Artes (2707)