A educação no trânsito e a acessibilidade para todos: estudo de caso em um segmento da Avenida Assis Brasil - Porto Alegre / RS
Fecha
2017Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O trabalho trata sobre como a educação no trânsito influencia a acessibilidade nas vias públicas. A partir do problema de investigação que é: Quais as barreiras em relação à rota e à acessibilidade, na via pública, que contribuam para a educação no trânsito, em uma avenida na zona norte de Porto Alegre/RS? Verifica a acessibilidade para todos, por meio das barreiras físicas, em uma via pública, como contribuição para a educação no trânsito. Apresenta como objetivos específicos identificar as ba ...
O trabalho trata sobre como a educação no trânsito influencia a acessibilidade nas vias públicas. A partir do problema de investigação que é: Quais as barreiras em relação à rota e à acessibilidade, na via pública, que contribuam para a educação no trânsito, em uma avenida na zona norte de Porto Alegre/RS? Verifica a acessibilidade para todos, por meio das barreiras físicas, em uma via pública, como contribuição para a educação no trânsito. Apresenta como objetivos específicos identificar as barreiras físicas no contexto do estudo, analisar os dados coletados por meio de imagens das barreiras em via pública e avaliar as necessidades para acessibilidade de todos com enfoque na educação para o trânsito. O contexto do estudo consiste na avenida Assis Brasil, entre o Viaduto Obirici e o Terminal Triângulo. Trata sobre a educação no trânsito, conceito, perspectivas, realidade mostrando como está a situação educacional para o trânsito nesse período. Elenca as legislações pertinentes a esse estudo nos âmbitos federal, estadual e municipal, que tratam sobre trânsito e acessibilidade. Aborda a acessibilidade, seu histórico, definição, pontos relevantes sobre o assunto. Apresenta a metodologia utilizada para o trabalho, com o tipo de pesquisa realizada e os instrumentos de coleta de dados aplicados. Refere um breve contexto sobre a rua selecionada para este estudo, com seu histórico e crescimento até os dias atuais. Por fim, são apresentados os dados coletados e a análise destes em conformidade com os autores estudados no referencial teórico. ...
Abstract
The paper deals with how education in traffic influences accessibility on public roads. From the research problem that is: What are the barriers to the route and accessibility, in the public highway, that contribute to traffic education, in an avenue in the north of Porto Alegre / RS? Checks accessibility for all, through physical barriers, on a public highway, as a contribution to education in traffic. It presents as specific objectives to identify the physical barriers in the context of the s ...
The paper deals with how education in traffic influences accessibility on public roads. From the research problem that is: What are the barriers to the route and accessibility, in the public highway, that contribute to traffic education, in an avenue in the north of Porto Alegre / RS? Checks accessibility for all, through physical barriers, on a public highway, as a contribution to education in traffic. It presents as specific objectives to identify the physical barriers in the context of the study, to analyze the collected data by means of images of the barriers in public way and to evaluate the needs for accessibility of all with focus in the education for the traffic. The context of the study consists of the Assis Brasil Avenue, between the Obirici Viaduct and the Triângulo Terminal. It deals with education in traffic, concept, perspectives, reality showing how the educational situation is for traffic in this period. It drafts legislation pertinent to this study at the federal, state and municipal levels, dealing with transit and accessibility. It addresses accessibility, its history, definition, relevant points on the subject. It presents the methodology used for the work, with the type of research carried out and the instruments of data collection applied. It refers to a brief context about the street selected for this study, with its history and growth to the present day. Finally, the collected data and the analysis of these are presented in agreement with the authors studied in the theoretical reference. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Biblioteconomía (811)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License