Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLemke, Laura Mariapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-18T05:36:44Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169517pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como intuito investigar as formas de buscas informacionais no processo de pesquisa dos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do município de Guaíba, que freqüentam a Biblioteca Pública Municipal Darcy Azambuja. A metodologia se estrutura em uma pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso, com a coleta de dados através da entrevista semiestruturada e de modalidade individual. Foram entrevistados no total seis estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do município. Foi entrevistada também, a bibliotecária em exercício, para melhor compreensão dos métodos utilizados para atender a esse público específico. Apresenta um breve histórico da Biblioteca Pública Municipal Darcy Azambuja. O referencial teórico consiste em apresentar os conceitos de comportamento informacional, necessidades, buscas e usos de diferentes fontes de informação, como também biblioteca pública e a aprendizagem, função educacional, pesquisa escolar, educação e o ensino médio no Brasil. Os dados coletados das entrevistas são descritos e analisados com efeito de comprovar o referencial teórico. Conclui com os resultados finais que alcançam os objetivos gerais e específicos da pesquisa. Os serviços de busca que a biblioteca oferece aos estudantes, as fontes e os serviços solicitados, as formas de busca empregadas pelos estudantes e suas necessidades informacionais nas pesquisas são atendidas pela biblioteca.pt_BR
dc.description.abstractThis work has the aim to investigate the shapes of informational searches in the search process of the high school students of public schools of the city of Guaíba, attending the Municipal Public Library Darcy Azambuja. The methodology is structured in a qualitative research, through a case study, with data collection through the semi-structured interview and solo mode. Were interviewed in total six high school students from public schools in the County. Was interviewed as well, the librarian-in-Office, for better understanding of the methods used to address this specific audience. Presents a brief history of the Municipal Public Library Darcy Azambuja. The theoretical framework is to introduce the concepts of informational behavior, needs, searches and uses of different sources of information, as well as public library and learning, educational function, scholarly research, education and high school in Brazil. The data collected from the interviews are described and analyzed to verify the theoretical framework. Concludes with the final results that reach the General and specific objectives of the research. The services that the library offers students, the sources and requested services, the search forms employed by students and their informational needs are served by research library.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformational Searchen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectScholarly Researchen
dc.subjectBusca de informaçãopt_BR
dc.subjectHigh school studentsen
dc.subjectPublic Librariesen
dc.titleAs necessidades, buscas e usos informacionais dos usuários estudantes do ensino médio: Biblioteca Pública Municipal Darcy Azambuja de Guaíba/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001048907pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples