Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Jaqueline Aparecida Gurgaczpt_BR
dc.contributor.authorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2017-10-12T02:49:31Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2237-7956pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169440pt_BR
dc.description.abstractEste estudo procurou analisar o processo de mudança organizacional relacionado à fase inicial de implantação da Educação a Distância (EaD) em uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada na região oeste do Estado do Paraná, que já atua há 15 (quinze) anos no ensino presencial e, em 2014, iniciou a implantação da EaD. Foi desenvolvido, a partir das categorias de análise propostas pelo estudo de Schröeder (2009), um estudo de caso com triangulação de fontes de dados (observação participante, documentos institucionais e entrevistas). Os resultados foram categorizados em termos de valores, conteúdos, tecnologia, gestão, institucionalização e interação. Embora a EaD ainda se encontre em fase inicial de implementação na IES, a pesquisa aponta elementos significativos à análise, destacando-se nos resultados, principalmente, o nível de impacto cultural que a implantação promove até o ponto estudado, bem como a necessidade de criação de ferramentas estratégicas para o processo de gestão da EaD.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the process of organizational change related to the initial implementation of distance education process in a higher education institution located in the western region of Paraná, Brazil, which has been already operating for fifteen (15) years in traditional education and in 2014 started the implementation of distance education. From the categories of analysis proposed by Schröeder (2009), it was developed a case study with triangulation of data sources (participant observation, institutional documents and interviews). The results were categorized in terms of values, content, technology, management, institutionalization and interaction. Although distance education is still in the initial stage of implementation in the institution, the research shows significant elements to the analysis, especially the level of cultural impact that the implementation promotes, as well as the need to create strategic tools for the management process of distance education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administração IMED [recurso eletrônico]. Passo Fundo, RS. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 49-69pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational changeen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleEducação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privadapt_BR
dc.title.alternativeDistance education : a study of organizational change in initial development process of distance education in a higher education private institutionen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001048691pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples