Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada
dc.contributor.author | Ferreira, Jaqueline Aparecida Gurgacz | pt_BR |
dc.contributor.author | Schröeder, Christine da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-12T02:49:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-7956 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/169440 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo procurou analisar o processo de mudança organizacional relacionado à fase inicial de implantação da Educação a Distância (EaD) em uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada na região oeste do Estado do Paraná, que já atua há 15 (quinze) anos no ensino presencial e, em 2014, iniciou a implantação da EaD. Foi desenvolvido, a partir das categorias de análise propostas pelo estudo de Schröeder (2009), um estudo de caso com triangulação de fontes de dados (observação participante, documentos institucionais e entrevistas). Os resultados foram categorizados em termos de valores, conteúdos, tecnologia, gestão, institucionalização e interação. Embora a EaD ainda se encontre em fase inicial de implementação na IES, a pesquisa aponta elementos significativos à análise, destacando-se nos resultados, principalmente, o nível de impacto cultural que a implantação promove até o ponto estudado, bem como a necessidade de criação de ferramentas estratégicas para o processo de gestão da EaD. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the process of organizational change related to the initial implementation of distance education process in a higher education institution located in the western region of Paraná, Brazil, which has been already operating for fifteen (15) years in traditional education and in 2014 started the implementation of distance education. From the categories of analysis proposed by Schröeder (2009), it was developed a case study with triangulation of data sources (participant observation, institutional documents and interviews). The results were categorized in terms of values, content, technology, management, institutionalization and interaction. Although distance education is still in the initial stage of implementation in the institution, the research shows significant elements to the analysis, especially the level of cultural impact that the implementation promotes, as well as the need to create strategic tools for the management process of distance education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de Administração IMED [recurso eletrônico]. Passo Fundo, RS. Vol. 7, n. 1 (jan./jun. 2017), p. 49-69 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Mudança organizacional | pt_BR |
dc.subject | Organizational change | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.title | Educação a distância : um estudo da mudança organizacional no processo inicial de implantação da modalidade em uma instituição de ensino superior privada | pt_BR |
dc.title.alternative | Distance education : a study of organizational change in initial development process of distance education in a higher education private institution | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001048691 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39951)Applied and Social Sciences (4073)