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dc.contributor.authorGallon, Shalimarpt_BR
dc.contributor.authorMagalhães, Betinapt_BR
dc.contributor.authorViana, Daniela Dietzpt_BR
dc.contributor.authorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.date.accessioned2017-10-12T02:49:17Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1982-2596pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169423pt_BR
dc.description.abstractAs discussões a respeito da importância do trabalho são crescentes em nossa sociedade. Ela se mobiliza a fim de atender interesses econômicos, legitimando determinadas profissões como mais importantes. Com o objetivo de superar essa concepção, analisamos ofícios que contribuem para a sociedade, mas não possuem o mesmo valor social percebido. Estudamos o conhecimento adquirido no exercício de determinado trabalho e como ocorre a aprendizagem por meio das práticas, baseados na ideia que todo tipo de ação produz conhecimento. A investigação para o presente estudo desenvolveu-se em dois salões de beleza, na cidade de Porto Alegre (RS), nos quais trabalham sete manicures, no total. O estudo foi realizado por meio de observação não participante e de entrevistas não estruturadas, no período de dezembro de 2011 a março de 2012. Identificou-se que as profissionais adaptam a maioria das técnicas ensinadas no curso de manicure. Isso significa que cada indivíduo tem seu jeito de exercer o próprio trabalho, não havendo uma única maneira certa de realizá-lo. O jeito de cada manicure desempenhar suas atividades só é descoberto na prática, quando ela aplica seu conhecimento. Tal processo produz novo conhecimento e nova prática, uma vez que as ações tanto são sustentadas pela prática como a constituem.pt
dc.description.abstractDiscussions over the importance of the work are increasing in our society. Nevertheless, certain professionals are legitimized as the most important ones according to economic interests. In order to overcome this conception, we analyze a profession that contribute to society, but do not have the same perceived social value. We study the knowledge acquired in the performance of a particular job and how learning occurs through the practices, based on the assumption that every type of action produces knowledge. The investigation was carried out into two beauty salons in the city of Porto Alegre (RS), in which work seven manicures, in the total. The study was conducted through non-participant observation and not structured interviews, in the period December 2011 to March 2012. It was identified that the professionals adapt most of the techniques taught in the course of manicure. This means that each individual has his way of exercising own work, there is not a right way to do it. The way each manicure plays their activities is only discovered in practice, when she applies her knowledge. This process produces new knowledge and new practice, once actions are both underpinned and constituted by practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista pensamento contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro. Vol. 10, n. 1 (jan./mar. 2016), p. 96-112pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAprendizagem baseada em práticaspt_BR
dc.subjectManicuresen
dc.subjectPractice-based Learningen
dc.subjectSaber profissionalpt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectAesthetic Approachen
dc.subjectCultural Approachen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleFormas de aprendizagem e saberes no trabalho de manicurespt_BR
dc.title.alternativeForms of learning and knowledge in the work of manicures en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001049207pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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