Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSousa, Aline Batista dept_BR
dc.contributor.authorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.date.accessioned2017-10-11T04:23:16Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169404pt_BR
dc.description.abstractHomens e mulheres apresentam discrepâncias salariais, de condições e oportunidades de trabalho. Embora as mulheres estejam inseridas em 40 % das posições de trabalho do mundo ocidental, a minoria delas encontra-se em posições de liderança nos setores de gestão e na política. As mulheres são em maior número dentre os com maior escolaridade, em relação aos homens, e têm remuneração inferior às recebidas pelo universo masculino. Para fazer a mesma atividade, homens e mulheres recebem pagamentos diferentes. Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre a atuação do profissional Técnico em Química, realizada por meio da aplicação de três questionários: um primeiro questionário voltado aos gestores dos setores de Pesquisa e Desenvolvimento da indústria química, um segundo questionário destinado aos Técnicos em Química atuantes nos setores de Pesquisa e Desenvolvimento destas empresas e por fim, um questionário aplicado aos alunos de um curso Técnico em Química. O número de alunas matriculadas nesse curso Técnico de Química é 2,7 vezes maior do que o número de alunos. O número de Técnicas em Química respondentes da pesquisa nas empresas avaliadas é 1,77 vezes maior do que o número de Técnicos em Química. O número de homens no papel de líder é 2,03 vezes maior do que o número de mulheres nesta função. Em uma amostra de gestores de laboratório com formação em Química em nível superior, doze dos 21 gestores fizeram também o curso Técnico em Química. Estes dados mostram que embora as mulheres estejam em maior número no Curso Técnico em Química e atuando como Técnicas em Química nas instituições, poucas chegam aos cargos de liderança.pt_BR
dc.description.abstractMen and women have gap in payment, in job conditions and opportunities. In spite of being inserted in 40% of working positions in the occident, women in leadership positions are the minority in the areas of management and politics. Women are more numerous among those with higher level of education, compared to men, and receive lower payments compared with the male universe. To do the same activity, men and women receive different payments. This article presents the results of the application of three surveys: a first one applied to managers in planning and development departments of chemical industry, a second survey for Chemistry Technicians that work in planning and development departments of these companies, and, lastly, a survey applied to students of a Technical Chemistry course. The number of female students registered in this specific Chemical Technician course is 2.7 times greater than the number of male students. The number of female Chemistry Technicians survey respondents evaluated in companies is 1.77 times larger than the number of male Chemistry Technicians. The number of men with a Chemistry degree in the leading role of a chemistry lab is 2.03 times larger than the number of women in this function. Twelve out of twenty one managers also have the Technical Chemistry course. These data show that although women are more numerous in the Technical Chemistry Course and working as Chemistry Technicians in these institutions, few come to leadership positions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Thema. Pelotas. Vol. 24, n. 3 (2017), p. 37-49pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMercado de trabalho : Mulherpt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectWorken
dc.subjectMercado de trabalho : Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS)pt_BR
dc.subjectAcesso ao mercado de trabalhopt_BR
dc.subjectLeadershipen
dc.subjectChemistry technicianen
dc.subjectDesenvolvimento de carreirapt_BR
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectQuímica : Mercado de trabalhopt_BR
dc.subjectDesigualdade de gêneropt_BR
dc.subjectTrabalho : Generopt_BR
dc.titleDiferenças entre gênero na carreira do técnico em química: dos bancos escolares à atuaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001048453pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples