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Normas escolares : percepções de quem as aplicam
dc.contributor.advisor | Raizer, Leandro | pt_BR |
dc.contributor.author | Castro, Marcelo Calisto de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-10-07T05:44:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/169240 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se propõe a entender como são percebidas pela equipe disciplinar, equipe pedagógica e direção, as sanções e punições aplicadas pela escola, bem como também analisar qual o efeito prático destas “medidas de ajuste de comportamento” sobre os alunos, mediante o objetivo a que (teoricamente) se propõem: estabelecer limites relativos a uma boa convivência humana no espaço escolar e, a partir disso construir práticas cidadãs. A disciplina escolar é pensada enquanto formadora de sujeitos conscientes dos efeitos das suas ações e do entendimento a respeito de regras sociais necessárias à conduta coletiva. Mas, a excessiva heteronomia e a falta de clareza dificultam a compreensão e o cumprimento de regras, assim como a falta de um efeito mais educativo das sanções levam a situações reincidentes de indisciplina. Acredito que estes pontos necessitam ser reavaliados pelo campo escolar, pois ao desconhecer as regras ou desconhecer o porquê de determinado comportamento não ser aceito, o seu cumprimento parece não fazer sentido, banalizando a disciplina escolar. Assim, o conjunto de regras dentro do ambiente escolar pode acabar por não cumprir o seu papel como parte de todo um processo de ensino-aprendizagem, tornando-se unicamente manifestação de violência simbólica. Para a elaboração desta análise foi realizada uma pesquisa qualitativa com três auxiliares de disciplina, uma pedagoga do serviço de orientação escolar e com o diretor de uma escola da rede pública municipal da cidade de Sapucaia do Sul. As conclusões deram-se ao confrontar as respostas dos questionários e a minha experiência como auxiliar de disciplina na mesma escola (o que me proporcionou realizar uma adequada observação participante) bem como as situações vivenciadas durante os dois estágios obrigatórios em que lecionei em uma escola da rede estadual, com a pesquisa bibliográfica utilizada como aporte teórico para a construção deste trabalho. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sociologia : Educação : Brasil | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.title | Normas escolares : percepções de quem as aplicam | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001046179 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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