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dc.contributor.advisorRaizer, Leandropt_BR
dc.contributor.authorCastro, Marcelo Calisto dept_BR
dc.date.accessioned2017-10-07T05:44:14Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/169240pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a entender como são percebidas pela equipe disciplinar, equipe pedagógica e direção, as sanções e punições aplicadas pela escola, bem como também analisar qual o efeito prático destas “medidas de ajuste de comportamento” sobre os alunos, mediante o objetivo a que (teoricamente) se propõem: estabelecer limites relativos a uma boa convivência humana no espaço escolar e, a partir disso construir práticas cidadãs. A disciplina escolar é pensada enquanto formadora de sujeitos conscientes dos efeitos das suas ações e do entendimento a respeito de regras sociais necessárias à conduta coletiva. Mas, a excessiva heteronomia e a falta de clareza dificultam a compreensão e o cumprimento de regras, assim como a falta de um efeito mais educativo das sanções levam a situações reincidentes de indisciplina. Acredito que estes pontos necessitam ser reavaliados pelo campo escolar, pois ao desconhecer as regras ou desconhecer o porquê de determinado comportamento não ser aceito, o seu cumprimento parece não fazer sentido, banalizando a disciplina escolar. Assim, o conjunto de regras dentro do ambiente escolar pode acabar por não cumprir o seu papel como parte de todo um processo de ensino-aprendizagem, tornando-se unicamente manifestação de violência simbólica. Para a elaboração desta análise foi realizada uma pesquisa qualitativa com três auxiliares de disciplina, uma pedagoga do serviço de orientação escolar e com o diretor de uma escola da rede pública municipal da cidade de Sapucaia do Sul. As conclusões deram-se ao confrontar as respostas dos questionários e a minha experiência como auxiliar de disciplina na mesma escola (o que me proporcionou realizar uma adequada observação participante) bem como as situações vivenciadas durante os dois estágios obrigatórios em que lecionei em uma escola da rede estadual, com a pesquisa bibliográfica utilizada como aporte teórico para a construção deste trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologia : Educação : Brasilpt_BR
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.titleNormas escolares : percepções de quem as aplicampt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046179pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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