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dc.contributor.advisorDathein, Ricardopt_BR
dc.contributor.authorLitwin, Eduardo Maharbapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T02:26:15Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168842pt_BR
dc.description.abstractA educação é um dos elementos centrais para o desenvolvimento de uma economia, na medida em que contribui para a formação dos cidadãos e, portanto, da sociedade; e na qualificação dos profissionais que estarão inseridos na atividade econômica em diferentes funções. A inovação é, também, um dos aspectos fundamentais para o avanço das nações e tem a educação e o aprendizado como um dos caminhos para a criação de novos produtos e novos métodos de produção. A abordagem de sistemas de inovação (SI) é utilizada como instrumento de focalização para analisar a interação entre os agentes do sistema (governo, empresas e universidades). Uma das formas de se aprimorar a educação e a atividade inovativa é por meio de políticas públicas que estabeleçam diretrizes e estimulem as ações dos agentes. O Brasil possui um sistema educacional adequado em termos de organização pedagógica, no entanto o funcionamento desta engrenagem enfrenta obstáculos estruturais, como a falta de financiamento e o baixo desempenho dos estudantes resultante da qualidade limitada do ensino. O país também enfrenta dificuldades relacionadas à inovação que avança a passos lentos, como o dispêndio insuficiente em pesquisa e desenvolvimento (P&D), formação de pesquisadores qualificados e a interação entre universidades e empresas ser restrita a casos específicos. A superação destes obstáculos requer o investimento estratégico de recursos nestas áreas, baseado na visão de um sistema nacional de inovação (SNI).pt_BR
dc.description.abstractEducation is one of the central elements for the economy development as far as it contributes to the formation of citizens and therefore the society; and in the qualification of professionals that will be inserted in the economy activity in different functions. Innovation is also one of the fundamental aspects for the progress of nations and education and learning are both part of the path to create new products and new production methods. The innovation systems approach (IS) is used as a focalization tool to analyze the interaction between system agents (government, companies and universities). One of the ways to improve education and innovative activity is through public policies that establish guidelines and stimulate the actions of agents. Brazil has an adequate educational system in terms of pedagogical organization, however the functioning of this gear faces structural obstacles, such as the lack of funding and the low performance of students resulting from the limited quality of teaching. The country also faces innovation-related difficulties that are advancing at slow steps, such as insufficient spending on research and development (R&D), training of qualified researchers, and the interaction between universities and companies to be restricted to specific cases. Overcoming these obstacles requires the strategic investment of resources in these areas, based on the vision of a national innovation system (NSI).en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectEconomia do conhecimentopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectNational system of innovationen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleEducação e aprendizado em um sistema de inovação : base teórica, avaliação e panorama brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001046309pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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