Vocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médio
dc.contributor.author | Finatto, Maria José Bocorny | pt_BR |
dc.contributor.author | Stefani, Monica | pt_BR |
dc.contributor.author | Evers, Aline | pt_BR |
dc.contributor.author | Pasqualini, Bianca Franco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-20T02:31:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-3652 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/168701 | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, relata-se uma investigação inicial que pretendeu qualificar a elaboração e a facilidade de uso de recursos didáticos para Educação a Distância (EAD) na área de Letras/Língua Portuguesa e Leitura. Apresentam-se o planejamento do recurso, a seleção de materiais e as noções teóricas envolvidas e o desenho inicial da atividade, que consistiu em ler e avaliar a complexidade de um conjunto de textos curtos. A experiência revelou sucesso apenas para um pequeno grupo controlado de alunos e insucesso em grande grupo, sem controle. Para a melhoria do recurso criado e da sua implementação didática, indica-se a necessidade de realização de atividades prévias presenciais de estudo com os grupos envolvidos e de avaliação de resultados com os alunos respondentes após a tarefa realizada. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this paper, we describe an initial investigation that intended to qualify the elaboration and usability of didactic resources for Distance Learning (DL) in the field of Languages/Portuguese Language and Reading. We present the planning of the resource, the selection of materials and the theoretical notions involved, and the initial design of the activity, which consisted in reading and evaluating the complexity of a set of short texts. The experience was successful only for a small controlled group of students and unsuccessful for the large uncontrolled group. In order to improve the devised resource and implement it didactically, there is the need to perform previous presential learning activities with the involved groups and proceed with the student’s evaluation of the results after the task is accomplished. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Texto livre. Belo Horizonte, MG. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2016), p. 64-76 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Digital environments | en |
dc.subject | Textual complexity | en |
dc.subject | Ambiente digital | pt_BR |
dc.subject | Vocabulário | pt_BR |
dc.subject | Distance learning resources | en |
dc.subject | Vocabulary | en |
dc.subject | Complexidade textual | pt_BR |
dc.title | Vocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Vocabulary, textual complexity and reading comprehension in digital learning environments : an initial investigation with high school students | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001047495 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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