Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFinatto, Maria José Bocornypt_BR
dc.contributor.authorEvers, Alinept_BR
dc.contributor.authorStefani, Monicapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-20T02:30:56Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1519-3985pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168685pt_BR
dc.description.abstractA partir de um exercício de aula que envolveu simplificar um texto científico em português sobre a Doença de Parkinson (DP) para compreensão por leitores brasileiros leigos de baixa escolaridade, realizado com acadêmicos de tradução, em meio às suas atividades de Educação a Distância (EAD), estabelecemos uma relação entre os conceitos de tradução intralinguística, letramento científico e simplificação textual. Para tanto, destacamos as diferenças encontradas na simplificação textual feita de dois modos, com e sem suporte de ferramentas digitais, e refletimos sobre o envolvimento desses alunos nas tarefas e sobre a formação de tradutores como mediadores/intermediários do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractFrom the task given to students of the translation course of simplifying a scientific text on Parkinson’s disease written in Brazilian Portuguese to be understood by lay Brazilian readers with low levels of education, we seek to interrelate the concepts of intralinguistic translation, scientific literacy and textual simplification. We highlight the differences found in the textual simplification performed in two ways, with and without digital tools, and think about the student’s engagement in those tasks as well as the training of translators as knowledge mediators/intermediaries.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLetras (Santa Maria). Santa Maria, RS. Vol. 26, n. 52 (jan./jun. 2016), p. [135]-158pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLetramento científicopt_BR
dc.subjectTextual simplificationen
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectTradução intralingualpt_BR
dc.subjectInformation acessibilityen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectIntralinguisticen
dc.subjectTextual simplificationen
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectInformation acessibilityen
dc.subjectIntralinguistic translationen
dc.titleLetramento científico e simplificação textual : o papel do tradutor no acesso ao conhecimento científicopt_BR
dc.title.alternativeScientific literacy and textual simplification : the role of the translator in the access to scientific knowledgeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001047501pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples