Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBianchi, Márciapt_BR
dc.contributor.authorBolzan, Ana Claudia Dominguespt_BR
dc.date.accessioned2017-09-19T02:30:52Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/168624pt_BR
dc.description.abstractO estágio é um meio pelo qual os discentes têm a possibilidade de entrar em contato com o mercado de trabalho, bem como de aplicar os conhecimentos teóricos estudados na graduação, antes da conclusão do curso. Este estudo tem como objetivo evidenciar a contribuição do estágio extracurricular na formação profissional dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Assim, fora realizada uma análise descritiva, com abordagem quantitativa dos dados, por meio de levantamento, cujo instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário aplicado aos acadêmicos matriculados no segundo semestre de 2015, entre o 2° e o 8° semestre. Os resultados alcançados apontam que as atividades realizadas nos estágios estão de acordo com a profissão contábil, proporcionando a aprendizagem prática da teoria ensinada em sala de aula. Evidenciou-se que não houve piora no desempenho geral dos acadêmicos e que fatores relacionados com as competências exigidas e aprendidas foram os que apresentaram maior percentual de satisfação nas respostas. Quantos aos pontos negativos, observou-se o nível de incerteza presente na escolha da área a seguir como futura profissão, o elevado número de alunos que nunca estagiou e os níveis altos de estresse e ansiedade. Assim, é possível inferir que o estágio corresponde a uma etapa importante da vida acadêmica, pois promove o confronto dos conhecimentos teóricos com a realidade do mercado. Os discentes do curso, em sua maioria, têm uma percepção positiva quanto aos resultados proporcionados pelo estágio. Tais conclusões podem ser utilizadas para aperfeiçoar o ensino, visando aproximar a vivência prática da sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe internship is the way through which students are able to get in touch with the labor market, as well as to apply the theoretical knowledge learned in their undergraduate course, before its completion. This study aims to highlight the internship contribution to the training of Accounting students at the Federal University of Rio Grande do Sul. With that in mind, a descriptive analysis has been conducted, with quantitative examination of the data acquired through survey, which has been applied to students enrolled in the second half of 2015, between the 2nd and the 8th semesters. The results achieved indicate that the activities performed in internships are in accordance with the accounting profession, providing hands-on learning of the theory taught inside the classroom. It was evident that there was no harm to the overall performance of the students and that factors related to the required and learned skills showed the highest percentage of satisfaction in the answers. Regarding the negatives, there was the level of uncertainty concerning the choice of the area in which the surveyed students want to professionalize in , the high number of students that never got involved in internships and the high level of stress and anxiety. Thus, it is possible to infer that the internship corresponds to an important step in academic life, as it promotes the confrontation of theoretical knowledge with the reality of the market. Most of the Accounting students have a positive perception of the results provided by the internship. Such findings can be used to improve teaching, aiming to bring practical experience into the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectInternshipen
dc.subjectAccounting Courseen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectProfessional qualificationen
dc.titleContribuição do estágio extracurricular na formação profissional do discente de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeExtracurricular internship contribution in professional qualification of accounting sciences student at Universidade Federal do Rio Grande do Sul en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001044640pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples