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dc.contributor.authorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.contributor.authorTitello, Diego Vilanovapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-07T02:36:05Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1983-9979pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/166208pt_BR
dc.description.abstractEste artigo procura responder à seguinte questão: Como os fundamentos do CLG têm agido sobre uma Linguística centrada no emprego da língua, especificamente, centrada no estudo de textos? A pergunta tem sua origem no questionamento de Benveniste (1995, p. 34) acerca do legado saussuriano à Linguística. O trabalho trata dos efeitos dos principais fundamentos saussurianos nos estudos de texto oriundos das abordagens de Émile Benveniste e de Oswald Ducrot. Apresenta-se o papel das noções de relação e de valor nos fenômenos de sintagmatização e semantização nos estudos de texto de abordagem benvenistiana e nos fenômenos de orientação e encadeamento argumentativos nos estudos de texto de abordagem ducrotiana. As perspectivas de estudo de texto inspiradas nesses autores enfatizam que o sentido advém da relação de palavras sintagmatizadas/encadeadas no discurso. Trata-se do valor que as formas adquirem no discurso ao produzirem sentidos particulares relacionados às escolhas de quem enuncia.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to answer the following question: How have the theoretical foundations of CGL (Course in General Linguistics) been acting on a branch of Linguistics that focuses on language use, specifically, that focuses on studying texts? The question arises from Benveniste’s (1995, p. 34) questioning about Saussure’s legacy to Linguistics. The paper addresses the effects of the main Saussurean foundations in the studies of texts arising from the approaches by ÉmileBenveniste and by Oswald Ducrot. We present the role of the notions of relation and value in the phenomena named syntagmatization and semantization in the studies of text built upon Benveniste’s approach and in the phenomena of argumentative orientation and argumentative chaining in the studies of text based on Ducrot’s approach. The text study perspectives inspired by these authors emphasize that the meaning derives from the relation of words that are syntagmatized/chained in the discourse. It consists of the value that the forms acquire in the discourse as they produce particular meanings relating to the choices of those who enunciate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofProlíngua. João Pessoa, PB. Vol. 11, n. 2 (out./dez. 2016), p. 2-12pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCGLen
dc.subjectSaussure, Ferdinand de, 1857-1913. Curso de lingüística geralpt_BR
dc.subjectSaussureen
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectEnunciationen
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectArgumentationen
dc.subjectStudy of texten
dc.titleEfeitos do CLG sobre os estudos de texto/discurso : continuidade ou ruptura de fundamentos?pt_BR
dc.title.alternativeEffects of CGL on study of texts/speech : continuity or rupture of theoretical foundations?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001046342pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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