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dc.contributor.advisorRanincheski, Sonia Mariapt_BR
dc.contributor.authorLersch, Bruna dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2017-09-05T02:32:21Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/166111pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia, a qual se constitui de um trabalho de conclusão de curso da graduação em Relações Internacionais, discute a relação entre a educação e a construção do Estado Nacional, tradicionalmente o ator central desse campo de conhecimento. O objetivo principal é verificar a direção da gestão da educação formal no primeiro governo do presidente Getulio Vargas (1930-37). A hipótese a ser validada é que a educação, na sua forma de política publica, foi orientada para a construção do Estado Nacional brasileiro. Com o intuito de sustentar a análise principal, o primeiro capítulo utiliza-se de uma revisão bibliográfica para criar um arcabouço teórico que, primeiramente, trate de conceituar o Estado Nacional, reconstituindo o seu processo de formação e localizando-o no tempo e no espaço históricos. Posteriormente, desenvolvem-se alguns aspectos-chave da relação entre educação, sociedade e Estado Nacional, percebendo como a educação concilia ideologia e interesses de classe nesse Estado. O segundo capítulo adentra no estudo de caso brasileiro. Nesse momento, utilizar-se-ão as ideias desenvolvidas anteriormente para orientar a análise da relação entre o Estado brasileiro e educação no primeiro governo do presidente Getulio Vargas. Parte-se de uma breve contextualização histórica sobre o papel desempenhado pela educação ao longo da história do Brasil e, chegando-se no primeiro governo Vargas, foca-se a análise em três documentos primários: a Reforma Francisco Campos de Ensino Secundário de 1931, o Manifesto dos Pioneiros de 1932 e o Plano Nacional de Educação de 1937. A partir da análise de conteúdo e da análise de discurso, avalia-se o teor político dessas medidas e o que elas dizem sobre a construção do Estado Nacional brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractCette monographie discute le rapport entre l’éducation et le processus de construction de l'Etat National. L’objectif principal s’agit d’analyser les contenus des politiques publiques d’éducation développées pendant le gouvernement de Getúlio Vargas (1930-1937), autant que le débat politique en matière d’éducation de l’époque. L’hypothèse qui doit être vérifiée est que l’éducation sous Vargas a joué un rôle stratégique dans la formation de l’État National brésilien. Ce travail est divisé en deux chapitre: le premier fait une approche théorique de le procès de construction de l’Etat National, en le contextualisant au sein des phénomènes européens du 18ème et 19ème siècles. D’abord, à partir des ouvrages classiques de la Sociologie, l’essai se dispose à réfléchir à l’interaction parmi l’État, l’éducation et la société. Le deuxième chapitre est centré dans une étude de cas de la réalité brésilienne à l’époque du premier gouvernement Vargas. Trois sources primaires sont analysées afin de retenir l’orientation de l’éducation de cette période. Les conflits d'intérêts parmi classes et l'idéologie sont des aspects capitals pour comprendre le contenu politique de l’éducation au Brésil des années 1930s.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectÉtat nationalfr
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstado nacionalpt_BR
dc.subjectÉducatonfr
dc.subjectIdeologiefr
dc.subjectGoverno Getúlio Vargaspt_BR
dc.subjectVargasfr
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectBrésilfr
dc.titleA educação na construção do estado nacional : ideologias e interesses de classe no primeiro Governo Vargas (1930-1937)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001026494pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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