Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMaciel, Gabriela Pereira da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.date.accessioned2017-08-11T02:39:14Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1518-8043pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/165170pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to verify if the skills and competencies, which are expected to be obtained by students of Projects subject in a Chemistry technician course at a federal institute, are being reached and if the students recognize the significance of teaching by research for their learning. For this qualitative research, Case Study research, a closed answer questionnaire was applied for collecting data from the students and professors´ Projects subject, besides a document analysis of the Political Pedagogical Project (PPP) course. The data were analyzed focusing on the qualitative aspects. The results showed that, in the students and professors’ opinions, the subject fulfills most of the PPP’s proposals. However, not all students manage to connect the knowledge acquired at the Projects subject with the knowledges worked in classroom and vice-versa.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Vol. 18, n. 29 (jan./jun. 2017), p. 45-63pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurso Técnico em Químicapt_BR
dc.subjectResearchen
dc.subjectQuímica : Projetospt_BR
dc.subjectTechnical educationen
dc.subjectQuímicos : Formação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectPedagogia de projetospt_BR
dc.subjectEnsino profissionalizantept_BR
dc.titleA influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de químicapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001027447pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem