A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química
dc.contributor.author | Maciel, Gabriela Pereira da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Salgado, Tania Denise Miskinis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-08-11T02:39:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-8043 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/165170 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva verificar se as habilidades e competências que são previstas para serem adquiridas pelos alunos na disciplina de Projetos do curso técnico de Química de um instituto federal estão sendo alcançadas e, se o aluno reconhece a importância do ensino por pesquisa para sua aprendizagem. Para esta pesquisa qualitativa, Estudo de Caso, um questionário de respostas fechadas para coleta de dados foi aplicado para obter dados de alunos e professores da disciplina de Projetos, além da análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Os dados foram analisados com ênfase nos aspectos qualitativos. Os resultados mostram que, na opinião de alunos e professores, a disciplina cumpre a maioria das propostas do PPP. Entretanto, nem todos os alunos conseguem conectar os conhecimentos adquiridos em Projetos com os conhecimentos trabalhados em sala de aula e vice-versa. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to verify if the skills and competencies, which are expected to be obtained by students of Projects subject in a Chemistry technician course at a federal institute, are being reached and if the students recognize the significance of teaching by research for their learning. For this qualitative research, Case Study research, a closed answer questionnaire was applied for collecting data from the students and professors´ Projects subject, besides a document analysis of the Political Pedagogical Project (PPP) course. The data were analyzed focusing on the qualitative aspects. The results showed that, in the students and professors’ opinions, the subject fulfills most of the PPP’s proposals. However, not all students manage to connect the knowledge acquired at the Projects subject with the knowledges worked in classroom and vice-versa. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Vol. 18, n. 29 (jan./jun. 2017), p. 45-63 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Curso Técnico em Química | pt_BR |
dc.subject | Research | en |
dc.subject | Química : Projetos | pt_BR |
dc.subject | Technical education | en |
dc.subject | Químicos : Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Professional education | en |
dc.subject | Pedagogia de projetos | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissionalizante | pt_BR |
dc.title | A influência da disciplina projetos na formação profissional e no processo de aprendizagem em um curso técnico de química | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001027447 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40917)Exact and Earth Sciences (6197)