Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Jussara Pereirapt_BR
dc.contributor.authorHentges, Carina da Silva de Limapt_BR
dc.date.accessioned2009-07-21T04:16:03Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16440pt_BR
dc.description.abstractA biblioteca escolar é responsável pelo primeiro contato dos alunos de uma escola com o ambiente informacional. Usualmente é responsável pela formação e pelo desenvolvimento do hábito da leitura no corpo discente e por prestar apoio pedagógico aos professores e participar da promoção do desenvolvimento cultural de toda comunidade escolar. A aquisição de habilidades no uso da informação é um fator que tem se tornado de suma importância em decorrência do ambiente tecnológico atualmente presente nas bibliotecas. Para que estas habilidades sejam adquiridas, os programas de educação de usuários em bibliotecas escolares têm sido realizados, atualmente focados em instrumentalizar os usuários para o uso dos recursos informacionais existentes na biblioteca, o uso adequado da informação obtida e o desenvolvimento de competências que sejam utilizadas ao longo de suas vidas. Perante esta compreensão, foi desenvolvido este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) cujo tema é a educação de usuários como auxiliar na aquisição de competências informacionais em alunos de quinta série. O referencial teórico destaca principalmente o papel da biblioteca escolar como auxiliar na aquisição de competências informacionais, pois o bibliotecário escolar necessita colaborar no processo de ensino e aprendizagem quanto ao uso dos recursos e serviços oferecidos, além de fornecer acesso adequado à informação. Para isso, é necessário o conhecimento das características da faixa etária dos usuários, características estas embasadas neste estudo por Jean Piaget e seus estudos sobre o Desenvolvimento Cognitivo da Criança. Foi realizado um estudo de caso do tipo exploratório, visando à coleta de dados através de questionário junto aos usuários da quinta série do ensino fundamental da Biblioteca Manoelito de Ornellas do Colégio Farroupilha, para a verificação do nível de satisfação destes em relação ao uso da Biblioteca. A partir dos dados expressos, foi possível elaborar um Programa de Educação de usuários, cumprindo o objetivo geral deste estudo, que foi favorecer o desenvolvimento de competências informacionais para estes alunos com a implementação de ações nos Plano de Sensibilização e Plano de Orientação. Identificou-se que os usuários da Biblioteca pesquisada possuem algumas dificuldades e desconhecimentos quanto ao seu uso, principalmente sobre a base de dados disponível. A partir deste estudo, concluiu-se que uma biblioteca escolar somente alcançará seus objetivos se educar seus usuários, desde sua mais tenra idade, para serem usuários autônomos e competentes no ambiente informacional contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractThe school library is responsible for the first contact by the students with the information environment. Usually, is responsible for learning and development of reading habit of the students and participate in the cultural development promotion of all scholastic community. The information literacy acquisition is a very important factor by the tecnological environment actually present in the libraries. For the acquisition of this abilities, the user of education program have been done, actually focused to support students to use information resources and help them to use these abilities in the course of their lifes. After this comprehension, this study have written, which is about users education by helping in the acquisition of information literacy in fifth grade students. The theoretical study shows mainly the school library's role by acquisition of information literacy, cause the librarian needs to colaborate in the learning process, offer services and provide easy access to information. For that, the librarian need to know the age of users, informations based this study for Jean Piaget and his theory about Child's Cognitive Development. It was realized a field research through a questionary with the fifth grade students from Colégio Farroupilha Manoelito de Ornellas Library, for the satisfaction level check. Since that it was possible elaborate a user education program, doing the general purpose of this study, supporting the information literacy to these students with the action stablishment in the Sensitivity Plan and the Orientation Plan. It was identified that library's user have some difficulties and gaps in its use, mainly about the available database. It ends concluiding that a library only will reach its purposes if it teaches the users, since young age to be autonomic users and able in the contemporary information environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectLibrary schoolen
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectUser educationen
dc.subjectAlfabetização informacionalpt_BR
dc.titleA educação de usuários visando o desenvolvimento de competências informacionais em alunos da 5ª série do ensino fundamental : estudo de caso no Colégio Farroupilhapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000667091pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples