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dc.contributor.authorMüller, Maykon Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.contributor.authorSchell, Juliept_BR
dc.date.accessioned2017-07-12T02:30:24Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/163917pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta resultados de uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction (PI). Respondemos às seguintes questões de pesquisa: Em quais contextos de ensino (nível de ensino, país, área de ensino e disciplinas) pesquisadores têm investigado o PI? Que impactos o PI tem produzido na aprendizagem dos estudantes? Quais são os resultados instrucionais da implementação do PI em termos das atitudes dos professores em relação à metodologia e das modificações feitas na estrutura original da metodologia? Quais os principais aspectos teóricos e metodológicos que pesquisadores utilizam para investigar implementações do PI? Os resultados da literatura apontam que grande parte das publicações foram conduzidas em universidades norte americanas, em disciplinas da área STEM, com destaque à disciplina de Física. A adoção do PI apresneta impactos positivos na aprendizagem conceitual dos estudantes, na habilidade de resolução de problemas e no denesmpenho acadêmico. Desenvolve sentimentos positivosrelacionados à aprendizagem dos conteúdos e à metodologia. Professores realizam modificações ao implementar o PI integrando-o com outras metodologias, demonstrando sua flexibilidade; A maioria dos estudos é apoiada por análçises empíricas e estatísticas, mas não por estruturas conceituais ou referenciais teóricos. Esta lacuna apresenta oportunidades para constribuições futuras.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a review of literature on the implementation of the interactive student-centered teaching method Peer Instruction (PI). We answer the following research questions: In wich teaching contexts (education level, country, teaching area and disciplines) habe researchers investigated PI? What student outcomes are detailed in PI implementation studies? What are the instructional outcomes of PI adoption among instructors, in terms of teacher attitudes towards the methodology and modifications made to the original structure of the methodology? What are the theoretical and methodolojical approaches researchers use to study PI implementation? The results of the literature demonstrate that the large fields, particulary within the discipline of Physics. PI implementation shows increases in the conceptual learning teaching methods, demonstratin the methodology's flexible nature. Most studies on PI implementation are supported by empirical and statistical analysis but are not guided by formal conceptual or theoretical frameworks. This gap presents opportunities for future contribuitions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 39, n. 3 (jul./set. 2017), e3403, 20 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiterature reviewen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectPeer Instructionen
dc.subjectInterative teaching methodsen
dc.subjectRevisão de literaturapt_BR
dc.titleUma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction (1991 a 2015)pt_BR
dc.title.alternativeA literature review on the implementation of Peer Instruction interactive teaching method (1991 to 2015) en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001024330pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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