Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBonotto, Martha Eddy Krummenauer Klingpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Patrícia Barbosa de Mourapt_BR
dc.date.accessioned2009-06-06T04:13:01Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/16029pt_BR
dc.description.abstractPara auxiliar os usuários no que tange a busca pela informação, as bibliotecas utilizavam a educação de usuário. Porém, hoje esta atividade se encontra insuficiente para auxiliar o usuário. Competências mais abrangentes se tornaram necessárias no atual contexto da Sociedade da Informação e são chamadas Information Literacy, ou competência informacional, que é um processo de capacitação do usuário cidadão. Essas competências requerem o desenvolvimento de habilidades para o usuário buscar, avaliar e utilizar a informação com destreza, autonomia e eficácia. Trata-se de uma atividade importante na atualidade, que está ligada às tecnologias de informação e comunicação, no ambiente digital. O termo competência informacional está ainda em fase de consolidação no Brasil, mas é tema de constante discussão. A definição do termo se refere ao desenvolvimento de habilidades para os usuários se tornarem competentes em informação na Sociedade da Informação e está na essência do aprendizado ao longo da vida. Neste sentido, salienta-se a biblioteca escolar como um ambiente ideal e o bibliotecário como o educador ideal para lançar as bases do desenvolvimento da competência informacional nos usuários educandos, já que é neste ambiente que ele tem o primeiro contato formal com a necessidade informacional. Este estudo identifica as habilidades necessárias para o indivíduo competente em informação, apresenta a conceituação e definição do termo competência informacional, mostrando no que consiste esta prática.pt_BR
dc.description.abstractTo assist the users in the search for information, libraries have always attempted to enable their user through user education. However, this activity is considered insufficient today. Broader abilities have become necessary in the present context of Information Society and are called Information Literacy, which is a process to improve abilities in order to help the user become a more qualified citizen. This competence requires the development of abilities to search for, to evaluate and to use information autonomously, skilfully, and effectively. It is an important learning activity at present, connected to information technology, in the digital environment. The term used in Brazil for Information Literacy is still being disussed. The definition of the term relates to the development of abilities for users to become competent in information retrieval in the context of Information Society; it is also the essence of lifelong learning. School library is pointed out as the ideal environment, and the librarian as the ideal educator, to set the bases of the development of Information Literacy, once it is in this environment that students have the first formal contact with their informacional needs. This study identifies the necessary skills for the individual to become information litterate, presents the conceptualization and definition of the term Information Literacy, and what it really consists of.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation societyen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectAlfabetização informacionalpt_BR
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectSociedade da informaçãopt_BR
dc.titleA competência informacional na biblioteca escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000668024pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples