Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBucco, Guilherme Brandellipt_BR
dc.contributor.authorBornia Poulsen, Camilo Josépt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Denise Lindstrompt_BR
dc.date.accessioned2017-06-20T02:33:36Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn0104-530Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/159785pt_BR
dc.description.abstractA construção de grades horárias dos cursos de uma universidade é um problema que deve ser enfrentado no início de todos os semestres e, por mobilizar quantidades significativas de recursos, se constitui numa importante tarefa administrativa. É classificado, em termos de complexidade computacional, como NP-hard, o que implica grande exigência de capacidade de processamento. É modelado de maneiras muito diversas, no intuito de se obter adequação quanto ao contexto educacional do país, às regras específicas da instituição ou aos objetivos específicos dos gestores, entre outros. Neste artigo, propõe-se um modelo matemático para construir grades de horários, otimizando a utilização de salas de aula. Para resolver o modelo proposto, desenvolveu-se um algoritmo que divide o problema para viabilizar o uso de programação linear inteira mista. Experimentos computacionais aplicados a uma base de dados real de uma universidade pública brasileira confirmaram o bom desempenho da abordagem proposta, reduzindo consideravelmente a quantidade de salas de aulas alocadas.pt_BR
dc.description.abstractCreating timetables for courses is a problem that universities face at the beginning of every semester. This activity represents an important administrative task because it consumes significant amount of resources. In terms of computational complexity, this is classified as NP-hard, as it demands a huge amount of processing capacity. Timetabling is modeled in a number of different ways, aiming to fit the country’s educational context, meet specific rules of institutions of higher education or specific goals of managers, among others. In this paper, we propose a mathematical model to solve the University Course Timetabling Problem and optimize classroom utilization. To solve the proposed model, an algorithm that divides the problem was developed, solving it with mixed integer linear programming tools. Computational experiments applied to a real database of a Brazilian public university confirmed the good performance of the proposed approach, which greatly reduces the amount of assigned classrooms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGestão e produção. São Carlos. Vol. 24, n. 1 (jan./abr. 2017), p. 40-49pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversity Timetabling Problemen
dc.subjectGestão universitáriapt_BR
dc.subjectProgramação matemáticapt_BR
dc.subjectInteger programmingen
dc.subjectMathematical programmingen
dc.subjectDecompositionen
dc.subjectTimetableen
dc.titleDesenvolvimento de um modelo de programação linear para o Problema da Construção de Grades Horárias em Universidadespt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a linear programming model for the University Course Timetabling Problem en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001022666pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples