Mostrar el registro sencillo del ítem
Professores de dança de academias de Porto Alegre (RS) : estudo sobre a presença de perda auditiva e limiares auditivos em altas frequências
dc.contributor.advisor | Teixeira, Adriane Ribeiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Affeld, Cristiane Nehring | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-14T02:33:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/159504 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: os níveis elevados de pressão sonora podem produzir perdas auditivas (PA) inicialmente em frequências altas. Objetivos: verificar a presença de perda auditiva, analisar os limiares auditivos nas frequências de 250 Hz a 16 000 Hz e verificar a influência das variáveis sexo e idade. Metodologia: foi realizada avaliação auditiva convencional e em altas frequências em professores de dança (GP) e em indivíduos pertencentes ao grupo controle (GC). Resultados: foram avaliados 64 indivíduos, sendo 32 no GP e 32 no GC. Analisando-se o resultado da audiometria tonal liminar, não houve diferença significativa entre os dois grupos. A análise dos resultados por frequência evidenciou que os indivíduos do GC apresentaram limiares maiores do que o GP na frequência de 250 Hz. Foi observada influência da variável sexo no GC, pois os homens apresentaram limiares maiores do que as mulheres na frequência de 9000 Hz. A idade foi um fator que provocou aumento nos limiares auditivos em ambos os grupos. Conclusão: foi encontrada baixa prevalência de PA, não havendo diferença entre os professores e o grupo controle. Não houve diferença entre os limiares auditivos em altas frequências entre os grupos. O sexo influenciou parcialmente os resultados. O aumento da idade provocou um aumento nos limiares auditivos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: High sound pressure levels can cause hearing loss (HL) initially at high frequencies. Objectives: To verify the presence of hearing loss, analyzing the hearing thresholds at frequencies from 250 Hz to 16 000 Hz and the influence of gender and age. Methodology: A conventional hearing and high frequency evaluation was per performed on dance teachers (TG) and individuals in the control group (CG). Results: 64 subjects were evaluated, 32 in TG and 32 in GC. Analyzing the results of pure tone hearing test, there was no significant difference between the two groups. The results showed that the frequency of individuals in the CG had higher thresholds than the TG in the frequency of 250 Hz .An influence of gender on the CG was found, because men showed higher thresholds than women in the frequency of 9000 Hz. Age was a factor that caused an increase in hearing thresholds in both groups. Conclusion: a low prevalence of HL was found, with no difference between the teachers and the control group. There was no difference between hearing thresholds at high frequencies between groups. Gender partially influenced the results. The increase in age caused an increase in hearing thresholds. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Dancing | en |
dc.subject | Audiologia | pt_BR |
dc.subject | Ruído ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Hearing loss | en |
dc.subject | Noise induced | en |
dc.subject | Professor de dança | pt_BR |
dc.subject | Noise occupational | en |
dc.subject | Audiology | en |
dc.subject | Noise | en |
dc.title | Professores de dança de academias de Porto Alegre (RS) : estudo sobre a presença de perda auditiva e limiares auditivos em altas frequências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001023761 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2012 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Fonoaudiología (151)