Sala de aula invertida (flipped classroom) : inovando as aulas de física
dc.contributor.author | Oliveira, Tobias Espinosa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Araujo, Ives Solano | pt_BR |
dc.contributor.author | Veit, Eliane Angela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-06-08T02:31:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-6422 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/159368 | pt_BR |
dc.description.abstract | Aulas puramente expositivas, com alunos passivos e comumente inibidos a qualquer ação interativa. Esse retrato do ensino tradicional diverge do perfil dos alunos atuais, os quais, em sua maioria, estão constantemente conectados à internet, com acesso fácil à informação e habituados a ambientes interativos, sejam eles virtuais ou presenciais. Uma possível correção a essa dissonância se encontra na inversão da sala de aula, o que significa que os alunos tomam contato com o conteúdo em casa e o tempo disponível em aula que, tradicionalmente, é ocupado por longas exposições orais do professor, é utilizado para que os alunos estudem, interagindo ativamente com seus colegas e professor. O presente artigo apresenta a metodologia de ensino conhecida como Sala de Aula Invertida e diferentes métodos que permitem essa inversão no ensino de física. Discutimos os motivos que podem incentivar o professor de física a modificar a sua prática, bem como as principais dificuldades que ele pode encontrar nesse percurso. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Física na escola. São Paulo. Vol. 14, n. 2 (out. 2016), p. 4-13 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | Sala de aula invertida (flipped classroom) : inovando as aulas de física | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001016037 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Artigos de Periódicos (42430)Ciências Exatas e da Terra (6316)