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dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorMichel, Paulo Luiz Mattos Diaspt_BR
dc.date.accessioned2017-05-26T02:30:05Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158601pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva analisar, através das dimensões de Richard Walton (1973), a percepção dos docentes de uma escola pública estadual sobre a Qualidade de Vida no Trabalho. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso, e as informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho foram coletadas através de um questionário. Composto por vinte e oito questões fechadas e seis questões abertas, o questionário possibilitou análises quantitativas e qualitativas. As questões fechadas foram estruturadas de acordo com a escala Likert e foram aplicadas juntamente com as questões abertas. Foram onze pesquisados de um total de quatorze docentes da escola escolhida. Os dados obtidos pelas questões fechadas foram tabulados em planilhas do software Excel 2003 para possibilitar a análise e, por consequência, obter os resultados. Este trabalho possibilitou constatar, através das percepções dos respondentes, quais os principais problemas por eles enfrentados no que diz respeito à qualidade de vida no trabalho em uma escola pública estadual. Os principais pontos de insatisfação foram os itens que estão relacionados com a remuneração, benefícios governamentais, condições de trabalho, crescimento profissional e segurança. Destacam-se entre estes cinco itens o fator ligado à remuneração, pois 90,91% dos docentes afirmou que o salário recebido não atende satisfatoriamente as demandas pessoais. Foram observadas percepções positivas apontadas pelos docentes no que envolve a integração social no trabalho, o respeito da instituição à liberdade de expressão e privacidade dos docentes como também a relevância social do trabalho na vida dos professores pesquisados.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes, throughout Richard Walton’s dimensions, the perceptions of teachers of a public school on the life quality at work. Our research method was the case study and all the information needed for our work was collected through a questionnaire. Embracing twenty-eight closed questions and six open questions, the questionnaire enabled qualitative and quantitative analysis. The closed questions were organized according to the Likert Scale and they were applied along with the open ones. Eleven teachers out of fourteen were involved in the survey. The data provided by the closed questions was tabulated in Excel 2003 charts so as to make our analysis possible and achieving results as well. This work enabled us, throughout the perceptions of the respondents, to found out which are the main issues faced by public school teachers when it comes to life quality at work. The principal points of dissatisfaction were related to payment, governmental benefits, working conditions, professional growth and safety. Among these five items, the one related to payment was highlighted since 90,91% of the teachers declared that their salary does not satisfactorily meet personal demands. Positive perceptions were also observed especially the ones concerning social integration at work, the respect given by the institution to the freedom of speech and the teachers’ privacy as well as the social relevance of teaching in the life of those professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLife quality at worken
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectRichard Walton modelen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.titleQualidade de vida dos docentes em uma escola pública estadualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000990809pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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