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dc.contributor.advisorMuller Neto, Hugo Fridolinopt_BR
dc.contributor.authorAragão, Marcela Oliveira Cardosopt_BR
dc.date.accessioned2017-05-25T02:28:34Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158571pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido para buscar entender o processo de tomada de decisão do cliente para a realização de coaching vocacional e de carreira, segundo a perspectiva dos profissionais. Além disso, se buscou entender quais as maiores influências que envolviam e poderiam direcionar essa decisão. Como suporte teórico, para entender o funcionamento do processo decisório, os principais autores sobre coaching e sobre a tomada de decisão do consumidor foram consultados, em especial sobre processo decisório para serviços profissionais e critérios de seleção para esses mercados, principalmente o papel do WoM nesse momento. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com o uso de entrevistas em profundidade, com 8 coaches profissionais que atuam com jovens no nicho vocacional e de carreira em Porto Alegre. A análise dos dados obtidos mostrou que o público ainda tem fraco conhecimento sobre o mercado; logo, a principal fonte de informações e, também, o principal fator de influência para a decisão, é a indicação boca a boca. Amigos, conhecidos e familiares são os principais personagens de influência nesse cenário. Concluiu-se, assim, que os consumidores de coaching, normalmente, não utilizam muitos critérios para a seleção de um profissional; em geral, a indicação é o critério determinante para a contratação desse serviço.pt_BR
dc.description.abstractThe present work was developed to understand how the client's decision-making process is performed for vocational and career coaching, from the professionals’ perspective. In addition, an attempt was made to understand the major influences that involves and could direct this decision. In order to understand the working of the decision-making process, the main authors on coaching and on consumer decision-making were consulted, especially on the decision-making process for professional services and selection criteria for these markets, mainly the role of WoM. Subsequently, a qualitative research was carried out, using in-depth interviews, with eight professional coaches who work with young people in the vocational and career niche in Porto Alegre. The analysis of the data obtained showed that the public still has reduced knowledge about the market; therefore, the main source of information and the main influence factor for the decision, is the word of mouth. Friends, acquaintances and family are the main influential characters in this scenario. It was concluded, therefore, that the consumers of coaching do not normally use many criteria for the selection of a professional; in general, the indication is the determining criterion for the contracting of this service.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCoachingen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectDecision-making processen
dc.subjectCriteria of purchaseen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectProfessional servicesen
dc.subjectWord of mouthen
dc.titleO mercado de coaching vocacional e de carreira, em Porto Alegre, segundo a perspectiva dos profissionaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021610pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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