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dc.contributor.advisorCloss, Lisiane Quadradopt_BR
dc.contributor.authorKupka, Guilherme Steinkept_BR
dc.date.accessioned2017-05-25T02:28:26Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158562pt_BR
dc.description.abstractA partir do crescimento do rugby no Brasil e do número de empresas envolvidas com esse esporte, o presente trabalho buscou entender como ocorre a geração e a manutenção dos patrocínios no Charrua Rugby Clube, tradicional clube de rugby do Rio Grande do Sul, sediado na cidade de Porto Alegre. A partir de uma pesquisa qualitativa exploratória, dois roteiros de entrevista semi-estruturados foram criados, utilizados como instrumento de coleta de dados e aplicados, de forma individual, em 9 empresas e também no Charrua Rugby Clube, totalizando 11 respondentes. O áudio das respostas foi transcrito em forma de texto e categorizado em blocos de assunto, nos quais houve a análise das informações a partir do cruzamento de dados, procurando pontos em comum e que divergiam entre as respostas dos entrevistados. A análise dos resultados revelou que os patrocínios foram gerados a partir da necessidade de confecção dos uniformes do clube e de outras necessidades fundamentais para o pleno funcionamento do Charrua, tais como parcerias com profissionais da área da saúde. Os resultados também revelaram que poucas ações de ativação foram realizadas, assim como não há análises de dados dessas parcerias. Por fim, os entrevistados acreditam que o patrocínio traz alguns benefícios a empresas patrocinadoras, como visibilidade, agregação de valor à marca e a sinergia com os valores presentes na modalidade esportiva.pt_BR
dc.description.abstractGiven the growth of rugby in Brazil and the number of companies involved in this sport, the present work sought to understand how the generation and maintenance of sponsorship occurs in Charrua Rugby Club, a traditional rugby club in Rio Grande do Sul, based in the city of Porto Alegre. From an exploratory qualitative research, two semi-structured interview scripts were created, used as an instrument of data collection and applied, individually, in 9 companies and also in the Charrua Rugby Club, totaling 11 respondents. The audio of the answers was transcribed in text and categorized in subject blocks, which the information was analyzed from the data crossing, looking for common and diverged points between respondent's answers. The results showed that sponsorships were generated from the necessity of making the uniforms of the club and other basic needs for the full operation of the Charrua, such as partnerships with health professionals. The results also revealed that few activation actions were performed, as there are no data analyzes of these partnerships. At last, the interviewees believe that the sponsorship brings some benefits to sponsoring companies, such as visibility, added value to the brand and synergy with the values present in the sports modality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSports marketingen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectSport sponsorshipen
dc.subjectRugbypt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectPatrocíniopt_BR
dc.titleMarketing esportivo : análise dos patrocínios em um clube de Rugbypt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001022122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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