Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Anne Fabres dapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-25T02:28:10Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158545pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou fazer uma análise do perfil socio econômico, das preferências e das dificuldades encontradas por consumidores de alimentos orgânicos da Feira Ecológica Menino Deus, realizada na cidade de Porto Alegre. As análises realizadas foram feitas com base em referenciais teóricos que tratam sobre o comportamento do consumidor, o processo de decisão de compra e os fatores que interferem nessa escolha e bibliografias específicas sobre alimentos orgânicos. As informações foram adquiridas a partir de um questionário quantitativo aplicado nas pessoas que frequentam a Feira Ecológica Menino Deus. A partir da análise dos dados obtidos através do questionário, foi possível identificar que o perfil socio econômico dos consumidores desta feira é formado, na maior parte, por adultos na faixa etária entre 25 e 35 anos, de classe média e que estão cursando ou que já finalizaram o ensino superior. Verificou-se que o meio de informação mais utilizado para procurar informações sobre alimentos orgânicos foi a internet, e apesar disso, a Feira Ecológica Menino Deus não possui um site próprio para divulgação. Também foi possível identificar que o preço mais elevado dos alimentos orgânicos não é visto como uma dificuldade pelos consumidores. Portanto, conclui-se que os consumidores da Feira Ecológica Menino Deus buscam alimentos saudáveis, mesmo que o valor seja mais alto do que os produtos com agrotóxicos, e que a principal dificuldade para frequentar a Feira são os dias e horários em que ela acontece.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the economic profile, preferences and difficulties found by the consumers of organic food of the Feira Ecológica Menino Deus, in the city of Porto Alegre. The analysis were made based in theoretical references about consumer behavior, the decision-making process and the factors that interfere on it and specific bibliographies of organic food. The data collection was made by a questionnaire applied with people who goes to the Feira Ecológica Menino Deus. With the data obtained through the questionnaire, it was possible to identify that the economic profile of the consumers of this market is formed, mainly, by adults aged between 25 and 35 years old, belonging to the middle class and who are enrolled in or have completed higher education. Although the most used information mean to look for organic food is through the Internet, the Feira Ecológica Menino Deus does not have its own website for disclosure. It was also possible to identify that the consumers do not see the higher price of the organic food as a difficulty. Therefore, it is concluded that the consumers of the Feira Ecológica Menino Deus look for healthier nourishment, even if the price is higher than the products with pesticides, and that the main difficulty to frequent the market is the days and times that it occurs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectBuying behavioren
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectEcological fairen
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectOrganic fooden
dc.subjectFeira dos agricultores ecologistas : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectAlimentos orgânicospt_BR
dc.subjectMenino Deus (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.titleAnálise do perfil do consumidor de alimentos orgânicos da feira ecológica do Menino Deuspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001021727pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples