Comportamento financeiro : um estudo com os alunos de Administração da UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2016Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Na sociedade brasileira, o tema da educação financeira é pouco abordado na formação dos indivíduos, o que tem relação direta com a grande quantidade de famílias endividadas. Apesar disso, alguns estudantes possuem a oportunidade de aprimorar seu conhecimento a respeito desse tema, como os estudantes de Administração da UFRGS. Dessa forma, o presente trabalho buscou, além de dados demográficos sobre a população de interesse, identificar características relativas ao comportamento financeiro desse ...
Na sociedade brasileira, o tema da educação financeira é pouco abordado na formação dos indivíduos, o que tem relação direta com a grande quantidade de famílias endividadas. Apesar disso, alguns estudantes possuem a oportunidade de aprimorar seu conhecimento a respeito desse tema, como os estudantes de Administração da UFRGS. Dessa forma, o presente trabalho buscou, além de dados demográficos sobre a população de interesse, identificar características relativas ao comportamento financeiro desses alunos, como aversão ao risco e racionalidade frente aos investimentos. Os dados necessários para a realização desse trabalho foram obtidos através de uma pesquisa realizada virtualmente, e obteve 214 respondentes, ou seja, 12,40% da população total de estudantes da Escola de Administração. Com base nas respostas obtidas, foi possível constatar que os estudantes são jovens, com uma leve maioria de estudantes do sexo feminino. A renda desses estudantes é baixa, mas aumenta conforme sua idade avança, e uma grande parcela deles não pratica nenhuma forma de investimento. Foi possível observar, também, que os alunos que declararam agir de forma totalmente racional em relação a investimentos não comprovaram esse perfil. Os alunos possuem um perfil conservador, preferem não tomar riscos e são influenciados por suas emoções para tomar decisões financeiras, o que vai ao encontro da Teoria das Finanças Comportamentais. ...
Abstract
In Brazilian society, the subject of financial education is very little approached in people's formation, which is directly linked with the large quantity of families in debt. In spite of that, some students have the opportunity to improve their knowledge regarding this subject, like the Business students of the UFRGS university. Then, the current work sought, besides demographic data about the population of interest, identify traces regarding to the financial behavior of these students, like a ...
In Brazilian society, the subject of financial education is very little approached in people's formation, which is directly linked with the large quantity of families in debt. In spite of that, some students have the opportunity to improve their knowledge regarding this subject, like the Business students of the UFRGS university. Then, the current work sought, besides demographic data about the population of interest, identify traces regarding to the financial behavior of these students, like aversion to risk and rationality in relation to investments. The necessary data in order to accomplish this work were obtained through an online survey, and obtained 214 repliers, which means 12,40% of the total population of the Business School. Based on the obtained answers, it was possible to verify that the students are young, with a light majority of female students. The income of these students is low, but it raises as their age goes forward, and a big portion of them does not make any sort of investments. It was also possible to observe that the students that declared to act in a completely rational way in relation to investments did not confirm this profile. The students have a conservative profile, prefer not to take risks and suffer influence from their emotions to take financial decisions, which is corroborated by the Theory of Behavioral Finance. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License