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dc.contributor.advisorReichert, Fernanda Macielpt_BR
dc.contributor.authorKämpf, Guilhermept_BR
dc.date.accessioned2017-05-25T02:27:21Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/158500pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisou o perfil das pessoas residentes no estado do Rio Grande do Sul que utilizam a internet como canal de comércio, com o objetivo de identificar o comportamento desta população ao realizarem suas compras. A internet foi um dos maiores responsáveis pelas mais recentes transformações no comércio, e o entendimento sobre o comportamento do consumidor nesse veículo é importante para a competitividade das empresas. Os dados da pesquisa foram coletados por um questionário disponibilizado na internet, buscando atingir o máximo de pessoas possível para composição da amostra de análise. A análise dos dados concretizada permitiu identificar o perfil destes consumidores, em sua grande maioria jovem, com idade de até 30 anos, ainda em fase de amadurecimento profissional. Quanto aos fatores da decisão de compra, verificou-se que o atributo “informação” possui grande influência para os consumidores, que consideram importantes tanto informações a respeito do site quanto do produto. Também foi possível verificar que os produtos mais consumidos pelos gaúchos estão alinhados com a preferência brasileira, onde os itens Moda e Acessórios são os mais procurados. A busca por menores preços também foi um ponto extremamente valorizado pela amostra. Uma vez que a internet possibilita a pesquisa a uma gama muito grande de produtos, ela facilita a avaliação da melhor relação custo x benefício, quando comparado a compras em lojas físicas. Em resumo, as pessoas utilizam a internet para realizar suas compras com o objetivo de encontrar valores mais baixos do que em lojas físicas e, na hora de escolherem o site em que irão realizar a compra, a reputação e as informações a respeito do portal e do produto a ser consumido, são os fatores que apresentam o maior grau de importância.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has analyzed Rio Grande do Sul state resident’s profile who use the internet as a buying channel and it aims to identify this population's behavior when they are purchasing online. The internet was one of the biggest factor in the most recent transformations in e-commerce and the understanding on consumer’s behavior in this medium has extreme importance for companies to maintain their competitive edge. The research data was collected through an online questionnaire, which aimed to reach a considerable number of people to compose an analysis sample. The data analysis allowed us to identify a consumer profile, mostly young adults under the age of 30, still under professional development. Regarding purchasing decisions, it was found that the “information” attribute has great influence on buyers shopping choices, who consider information about both the website and the product itself very important. It was also possible to verify that the most consumed products by the Rio Grande do Sul residents are aligned with Brazilians national preferences, fashion and accessories being the most demanded ones. The sample revealed that budgetary concerns and prices were extremely relevant as well. Once the internet enables the investigation of a large amount of products and prices, it facilitates the evaluation of the cost-benefit rate when compared to physical store purchases. In summary, people who shop online rather than in brick-and-mortar stores are frequently looking for cheaper prices and when it comes to choosing the website which they are shopping at, the site’s reputation and the product information are the factors of highest importance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectE-commerceen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectConsumer profileen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectImportance of attributes in sitesen
dc.subjectCompra eletronicapt_BR
dc.subjectBuying processen
dc.subjectPerfil do consumidorpt_BR
dc.subjectAtributos de valorpt_BR
dc.titleE-commerce : estudo sobre o processo de compra dos usuários do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001022118pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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