Determinação da importância relativa dos atributos em um condomínio horizontal de lotes
Fecha
2016Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo a identificação dos atributos determinantes e seu peso relativo no processo de decisão de compra de um lote em um condomínio horizontal de lotes. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com uma pequena empresa de construção e incorporação, visando aplicação dos resultados no design de um novo empreendimento. Foi realizada uma pesquisa de mercado, dividida em etapas exploratória e descritiva. Durante a etapa exploratória, uma pesquisa secundária deu iníci ...
O presente trabalho tem como objetivo a identificação dos atributos determinantes e seu peso relativo no processo de decisão de compra de um lote em um condomínio horizontal de lotes. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com uma pequena empresa de construção e incorporação, visando aplicação dos resultados no design de um novo empreendimento. Foi realizada uma pesquisa de mercado, dividida em etapas exploratória e descritiva. Durante a etapa exploratória, uma pesquisa secundária deu início à busca de informações. Posteriormente foram realizadas entrevistas em profundidade com clientes e especialistas, e então validação final com a empresa para identificação dos atributos determinantes. Os seguintes atributos foram considerados como determinantes: preço, tamanho do lote, taxa condominial e estrutura interna. Na etapa descritiva, um questionário por escrito foi respondido por 73 pessoas em um evento organizado pela empresa. Aplicou-se sobre os questionários o método de análise multivariada de dados conjoint analysis para determinação do peso relativo de cada atributo, inicialmente sobre a amostra total e então para segmentos específicos da amostra. Finalmente, foram rodadas simulações de mercado entre diferentes perfis de produto para comparação. Concluiu-se que os atributos com maior peso no processo de escolha são taxa condominial e estrutura interna. Este trabalho servirá de subsídio para o processo de elaboração de novos produtos da empresa mencionada, bem como de outras empresas ou organizações com interesses neste setor. ...
Abstract
The goal of this study is the identification of the determinant attributes and their relative weight in the purchasing decision process of a real estate lot in a horizontal condominium. This work was developed in partnership with a small construction and incorporation company, seeking to apply the results to design a new real estate development. A market research was elaborated, divided in two stages: exploratory and descriptive. During exploratory stage, a secondary research started the search ...
The goal of this study is the identification of the determinant attributes and their relative weight in the purchasing decision process of a real estate lot in a horizontal condominium. This work was developed in partnership with a small construction and incorporation company, seeking to apply the results to design a new real estate development. A market research was elaborated, divided in two stages: exploratory and descriptive. During exploratory stage, a secondary research started the search for information. Then we held in-depth interviews with costumers and experts, and finally validation with the company to identify the determinant attributes. The following attributes were considered as determinant: price, lot size, condominium fee and internal structure. In the descriptive stage, a written questionnaire was answered by 73 people in an event organized by the company. We applied over the questionnaires the multivariate data analysis method conjoint analysis to determine the relative weight of each attribute, initially over the whole sample and then for specific sample segments. Finally, we made market simulations between different product profiles for comparison. We concluded that the atributes with the most relative weight in the choice process are the condominium fee and internal structure. This work will serve as aid to the new products design process of the company cited, as well as other companies or organization with interests in this market. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Administración (3140)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License