Validação de material educativo impresso sobre asma
dc.contributor.advisor | Castro, Mauro Silveira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferranti, Priscila | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-17T02:36:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/158078 | pt_BR |
dc.description.abstract | Materiais educativos impressos (MEIs) devem ser utilizados pelos profissionais de saúde como um recurso adicional para a informação verbal, pois, melhoram a aprendizagem, transmitem informações e instruções importantes, além de servir como motivadores para uma mudança de atitude. Com o intuito de melhorar a educação em saúde do paciente asmático a fim de que ele tenha um melhor controle da doença, foi desenvolvido um MEI sobre asma na disciplina de Atenção Farmacêutica III na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo deste trabalho consistiu na validação deste material educativo impresso para que o mesmo possa ser utilizado como uma estratégia de educação em saúde para pacientes com asma e cuidadores. A pesquisa foi realizada na Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, no município de Porto Alegre. Vinte pessoas foram entrevistadas e um instrumento de avaliação foi aplicado de modo a contemplar quinze questões referentes aos domínios de compreensão, atratividade, auto-eficácia, aceitação cultural e persuasão. As falas dos entrevistados foram gravadas com o consentimento dos mesmos e, posteriormente transcritas e analisadas com uma abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que o MEI sobre asma se mostrou adequado e teve uma boa aceitação pela maioria dos entrevistados. De modo geral, o MEI apresentou uma boa auto-eficácia e atratividade. Deve se considerar que o material irá atingir diversos pacientes e cada um terá uma aceitação diferente visto sua individualidade e julgamentos frente à doença e tratamento. Alguns entrevistados sugeriram algumas modificações e, com o objetivo de verificar a legítima adequação do MEI, sugere-se a realização de um estudo posterior com pacientes asmáticos a fim de confirmar se as modificações sugeridas tornaram o MEI adequado e assim, garantir a utilização de um material eficaz no processo de educação em saúde a pacientes asmáticos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Farmácia | pt_BR |
dc.title | Validação de material educativo impresso sobre asma | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Barbosa, Ana Paula de Oliveira | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001020390 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Farmácia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Farmácia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Farmácia (706)