Influência da participação nas vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) na formação dos estudantes do Bacharelado em Saúde Coletiva
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Data
2015Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente Monografia contempla o Trabalho de Conclusão de Curso, correspondente à graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Buscou-se analisar experiências de estágios e vivências no SUS (VER-SUS), e sua influência na formação dos estudantes de Saúde Coletiva, na perspectiva de estudantes viventes da Região Metropolitana de Porto Alegre, no período de 2011 a 2014. O estudo desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativa, sustentando-se no método de análise ...
A presente Monografia contempla o Trabalho de Conclusão de Curso, correspondente à graduação em Saúde Coletiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Buscou-se analisar experiências de estágios e vivências no SUS (VER-SUS), e sua influência na formação dos estudantes de Saúde Coletiva, na perspectiva de estudantes viventes da Região Metropolitana de Porto Alegre, no período de 2011 a 2014. O estudo desenvolve-se a partir de uma abordagem qualitativa, sustentando-se no método de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com oito estudantes do curso de Bacharelado Saúde Coletiva, que participaram do VER-SUS em duas ou mais edições. O tratamento dos dados foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo temático, e a partir da metodologia, construídas cinco categorias temáticas. A primeira categoria referente aos efeitos do VER-SUS na formação em Saúde Coletiva destacou a vivência nos sistemas locais sob dois aspectos: a) imersão/território/comunidades locais; b) vivenciar a diversidade, amplitude e complexidade do SUS. A segunda categoria revela a partir da multiplicidade de olhares e troca de saberes, a importância da compreensão ampliada sobre a formação e o trabalho. Já a terceira categoria foi trabalhada como conhecimento significativo, por meio da diversidade dos cenários de práticas onde a base da interrogação e do conhecimento se faz desde o dia a dia. Por último, mas não menos importante, temos a quarta e a quinta categorias, que versam sobre o aprendizado, desde sua diversidade até a interfase entre teoria e prática, respectivamente. Os resultados deste estudo revelam que a participação no VER-SUS contribuiu para o aprimoramento individual na área de formação. Que a troca de saberes e multiplicidade de olhares faz compreender muito sobre a riqueza de trabalhar em equipe, rompendo com as individualidades, contribuindo na compreensão das relações profissionais e afetivas, nas redes de atenção à saúde, na rede intersetorial, nos serviços de saúde, entre os profissionais e na própria equipe, bem como na relação dos usuários, com o sistema, com os profissionais e com o controle social. Outro aspecto importante é que o VER-SUS constitui importante processo de aprimoramento, realidade e choque de ensino-prática, que extrapola a arte da universidade, passa pelo ato vivo à prática viva. O contato com o mundo do trabalho, a reflexão crítica sobre ele e o contraste com a formação oferecida fortalece o protagonismo do estudante na sua própria formação, na medida em que dá subsídios para sínteses a partir do cotidiano do trabalho. Fortalece, portanto, uma aprendizagem significativa. Desta forma, sabendo que o significado do VER-SUS para os estudantes vem carregado – não só da experiência vivenciada, mas, sobretudo pelos valores, crenças e atitudes que dão sentido ao imaginário - as construções desse trabalho não pretendem se apresentar como modelo ideal, devendo ser cada vez mais problematizadas para que o processo adquira autonomia e organicidade para transpor a sua própria existência e se incorpore de fato no cotidiano da formação em saúde. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Saúde Coletiva: Bacharelado.
Coleções
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TCC Saúde Coletiva (174)
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