Projeto de objeto instrucional lúdico para preparação para alfabetização em Braille : uma proposta para pais e crianças cegas em fase pré-escolar
dc.contributor.advisor | Bernardes, Mauricio Moreira e Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Cabral, Bianca Nassar | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-13T02:26:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/157933 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consiste no desenvolvimento de um Objeto Instrucional destina-do a crianças cegas e seus pais, com o intuito de promover atividades para aperfeiçoamento, por parte da criança, de noções e capacidades necessárias para a alfabetização em Braille. O projeto tem como propósito, demonstrar como o design pode contribuir para com a educa-ção e a inclusão da criança com deficiência visual na sociedade. O desenvolvimento do proje-to, por sua vez, baseia-se em metodologia adaptada a partir da combinação das etapas do modelo ISD (Instructional System Design) ou Addie e do método desenvolvido por Koberg e Bagnall. Utilizando-se desta metodologia, este trabalho é estruturado em sete capítulos. Os primeiros quatro capítulos englobam o estudo do universo da criança cega, através de pes-quisa bibliográfica, entrevistas com profissionais e delimitação e análise do público e de simi-lares no mercado. Os capítulos 5 ao 7, por sua vez, apropriam-se das conclusões e informa-ções obtidas nos capítulos anteriores para o processo de geração de alternativas, seleção, prototipagem e aprimoramento do produto final. Nos capítulos finais é apresentado todo o processo de desenvolvimento das partes integrantes do objeto instrucional – as persona-gens, a cela e a história – assim como o desenvolvimento da identidade visual e da embala-gem, essenciais para a maximização do potencial do objeto instrucional de relacionamento com o seu público, como de fator de sensibilização de crianças e pais videntes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this paper is to develop an instructional object for blind children and their parents, in order to encourage activities to master principles and skills that are re-quired to start Braille literacy. The project aims to demonstrate how design can contribute to educate and to include visually impaired children in society. The development of this project is based on an adapted methodology that results from a combination between the ISD mod-el (Instructional System Design ) or Addie and the method developed by Koberg and Bagnall. Based on the chosen methodology, this paper is divided in seven chapters. Chapters 1 to 4 study the universe of the blind children and design concepts through: bibliographic research, interviews to professionals, delimitation and study of the target audience and analysis of market similar products. Chapters 5 to 7 use the results and the observations obtained dur-ing the previous chapters to perform processes such as: brainstorming possible solutions, selection of the best alternative and its development till the final instructional object. These last chapters are responsible for the presentation of the process of enhancement and the final result of each part of the instructional object – the characters, the cell and the story – as well as, the development of the visual identity and packaging for the product which are essential for captivating its target market and, also, for motivating other ones. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Instructional design | en |
dc.subject | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject | Visually impaired children | en |
dc.subject | Design instrucional | pt_BR |
dc.subject | Braille literacy | en |
dc.title | Projeto de objeto instrucional lúdico para preparação para alfabetização em Braille : uma proposta para pais e crianças cegas em fase pré-escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001019638 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design Visual | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Design (388)