O museu e o objeto museológico após as novas tecnologias : um estudo sob a perspectiva da nova museologia e da cibercultura
Fecha
2017Autor
Tipo
Resumo
O objetivo deste capítulo é discutir o valor do objeto museológico após sua ressignificação no mundo virtual a partir de revisão bibliográfica da nova museologia e da cibercultura. Busca-se também indicar um caminho de valoração das atividades do museu quando propriamente efetuada sua aproximação com o virtual. Os valores agregados aos objetos acabam por carregar seus significados a esse ambiente sem fronteiras de tempo e espaço evocando e transcendendo a fruição em um cubo de exposição. Valori ...
O objetivo deste capítulo é discutir o valor do objeto museológico após sua ressignificação no mundo virtual a partir de revisão bibliográfica da nova museologia e da cibercultura. Busca-se também indicar um caminho de valoração das atividades do museu quando propriamente efetuada sua aproximação com o virtual. Os valores agregados aos objetos acabam por carregar seus significados a esse ambiente sem fronteiras de tempo e espaço evocando e transcendendo a fruição em um cubo de exposição. Valorização que se contrapõe à posse do bem material e questões financeiras das instituições museológicas. Um objeto, antes de valor singular, pode ser apropriado e reinventado culturalmente, fator ampliado pelas novas tecnologias da informação e comunicação, potencializando o capital simbólico e expandindo o alcance e influência social do museu. Devemos considerar que os objetos materiais/físicos e os digitais representam diferentes influências no ciclo de valores do museu. Mas o digital possui maior audiência, sendo assim, maior capacidade educativa e sua repercussão pode estimular a visitação das exposições – assim como a aproximação do virtual ao ambiente expositivo, contanto que incentive a interação. ...
En
Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 356-373
Colecciones
-
Libros y Capítulos de Libros (5609)Ciencias Sociales Aplicadas (1108)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License