Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAndrighetto, Gustavo Vitelopt_BR
dc.contributor.authorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-06T02:40:23Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157467pt_BR
dc.description.abstractOs métodos e processos de design são estudados há mais de quarenta anos por pesquisadores que buscam compreender o processo de desenvolvimento de artefatos em diferentes áreas como: simbologias e comunicação visual; objetos materiais; atividades e serviços organizacionais; sistemas complexos de moradia, trabalho, lazer e aprendizado. O resultado destes estudos teóricos nos trazem a compreensão de que a delimitação de um problema de design pode ser complexa demais, o que gera consequências nas etapas seguintes de projeto. Pesquisas fenomenológicas indicam a dificuldade de gestão eficiente de projetos enfrentada por designers na prática profissional. O desempenho na gestão do projeto de design, está relacionado à experiência e capacidade do designer em elicitar os requisitos de projeto. Tornar claro estas variáveis é uma tarefa complexa, envolve diálogo e a capacidade de tornar discursos imprecisos em informações claras. Gerar conhecimento compartilhado entre os atores envolvidos no projeto é fundamental para o designer, é o que influenciará diretamente no seu trabalho, e na materialização do briefing ao conceito. Exploraremos neste capítulo a estrutura da elicitação dos requisitos de projeto, relacionando as características do problema de design, os fatores próprios ao designer, como sua expertise e como ele se relaciona e se comunica com seus clientes. Uma figura ilustrativa destas relações é apresentada ao final do capítulo, o qual esperamos ampliar a discussão acerca da materialização do projeto de design briefing ao conceito, e reflexão entre as relações do design e a gestão de projetos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBernardes, Mauricio Moreira e Silva; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (orgs.). Design em pesquisa : vol 1. Porto Alegre : Marcavisual, 2017. p. 254-269pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleElicitação dos requisitos de projeto em design de comunicação visualpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001020308pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples