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dc.contributor.advisorBonotto, Martha Eddy Krummenauer Klingpt_BR
dc.contributor.authorKirst, Carmem Lúcia de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2017-05-04T02:37:42Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157381pt_BR
dc.description.abstractVerifica, no livro infantil, como se reflete no texto e na imagem, a presença de elementos doutrinários e/ou libertadores. Adota a metodologia qualitativa de natureza básica e caráter exploratório, sendo uma pesquisa documental. Investiga a representação das diferenças, do feminino, da velhice e de temas polêmicos como a morte. Analisa as obras infantis, levando em conta as relações de texto e imagem. Aborda a importância da qualidade da narrativa textual, da narrativa visual ou ilustração no livro infantil. Identifica ações passíveis de serem realizadas pelo bibliotecário quanto à leitura com o intuito de promover a conscientização e o desenvolvimento do senso analítico por parte dos leitores. Conclui que os livros infantis oferecidos às crianças, ainda hoje apresentam conteúdos preconceituosos e reforçam alguns estereótipos. Esclarece que mais importante do que evitar algumas temáticas, é dar condições para que as crianças adquiram habilidade crítica que lhes permita extrair entendimento próprio acerca do conteúdo daquilo que leem. Observa que o bibliotecário, dentro desse contexto, constitui-se profissional capacitado para auxiliar a criança no seu processo de amadurecimento. Cabe a ele conhecer o público infantil para quem presta serviço, ampliar seu campo de atuação para além do processamento técnico, priorizando dessa forma seu comprometimento social.pt_BR
dc.description.abstractIt checks how the presence of doctrinal or liberating elements reflect in text and image of children's books. It is a documental research, using qualitative methodology of a basic and exploratory nature. It investigates how differences are represented, and also gender issues, old age and other controversial issues like death. It analyzes children's books, taking into account the relations between text and image. It discusses the importance of quality of textual narrative and visual narrative or illustration in children's book. It identifies actions that can be performed by the librarian in reading activities, in order to promote awareness and the development of analytical sense of readers. It concludes that children's books available to children today still have biased content and reinforce some stereotypes. It clarifies that more important than avoiding some issues, is to provide ways for children to acquire critical skills that allow them to devise their own understanding of the content of what they read. It notes that the librarian, in this context, constitutes a professional trained to help children in their maturation process. It is up to him/her to know the young audience for whom he/she provides service, expanding his/her field of action beyond technical processing, thus giving priority to their social commitment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectChildren's booken
dc.subjectTextual narrativeen
dc.subjectVisual narrativeen
dc.subjectTexten
dc.subjectIllustrationen
dc.subjectLibrarianen
dc.titleO texto e a imagem nos livros infantispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001013422pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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