Estudo das habilidades informacionais dos usuários da biblioteca do colégio Dom Bosco de Porto Alegre
Fecha
2016Autor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
A biblioteca escolar tem papel fundamental na educação de seus usuários, tanto para a aprendizagem dentro do ambiente escolar quanto para prepará-los para a sociedade. A bibliotecária norte-americana Carol Kuhlthau criou um programa de atividades para o desenvolvimento de habilidades informacionais que possui fases de crescente complexidade. Este estudo qualitativo tem por objetivo relacionar as atividades e as habilidades da Fase 1, Etapa 1 do programa de Kuhlthau com as atividades realizadas ...
A biblioteca escolar tem papel fundamental na educação de seus usuários, tanto para a aprendizagem dentro do ambiente escolar quanto para prepará-los para a sociedade. A bibliotecária norte-americana Carol Kuhlthau criou um programa de atividades para o desenvolvimento de habilidades informacionais que possui fases de crescente complexidade. Este estudo qualitativo tem por objetivo relacionar as atividades e as habilidades da Fase 1, Etapa 1 do programa de Kuhlthau com as atividades realizadas e com habilidades adquiridas pelos alunos do 1º ano do ensino fundamental do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre. Os dados do estudo foram coletados através de observação, da realização de um grupo focal e da análise do plano de ensino do 1º ano do colégio. Os resultados indicam que os sujeitos de estudo estão desenvolvendo as habilidades informacionais definidas por Kuhlthau para esta fase, com algumas lacunas, que podem ser preenchidas com o trabalho em conjunto dos educadores. Ao final sugere-se à biblioteca a criação, junto aos professores, de um programa contínuo de educação de usuários, que esteja de acordo com a proposta pedagógica da Instituição e que a implantação deste programa possua avaliações periódicas a fim de se manter atualizado. Com isto, o objetivo de tornar os usuários competentes em informação poderá ser atingido de maneira adequada, com a crescente complexidade das habilidades informacionais estando equiparada com as habilidades adquiridas, de acordo não só com a faixa etária, mas também com as capacidades de aprendizagem dos usuários sendo respeitadas individualmente. ...
Abstract
The school library plays a fundamental role in educating its users, both for learning within the school environment and for preparing them for society. The north-american librarian Carol Kuhlthau has created a program of activities for the development of informational skills that has phases of increasing complexity. This qualitative study aims to relate the activities and skills of Phase 1, Stage 1 of the Kuhlthau program to the activities performed and with skills acquired by the students of t ...
The school library plays a fundamental role in educating its users, both for learning within the school environment and for preparing them for society. The north-american librarian Carol Kuhlthau has created a program of activities for the development of informational skills that has phases of increasing complexity. This qualitative study aims to relate the activities and skills of Phase 1, Stage 1 of the Kuhlthau program to the activities performed and with skills acquired by the students of the first year of elementary school at the Colégio Dom Bosco de Porto Alegre. The data of the study were collected through observation, the accomplishment of a focus group and the analysis of the teaching plan of the 1st year of the school. The results indicate that the subjects of study are developing the informational skills defined by Kuhlthau for this phase, with some gaps, that can be fulfilled with the work of the educators together. At the end, it’s suggested to the library to create, together with the teachers, a continuous program of user education that is in accordance with the pedagogical proposal of the Institution and that the implementation of this program has periodic evaluations in order to keep updated. With this, the goal of making the users competent in information can be reached in an adequate way, with the increasing complexity of the informational abilities being assimilated with the acquired abilities, according not only with the age group, but also with the learning capacities of the users being individually respected. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Biblioteconomía (811)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License