Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBerleze, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorCruz, Paula Di Domenico dapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-28T02:23:21Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157242pt_BR
dc.description.abstractContribuir para o desenvolvimento das crianças é objetivo fundamental de todos aqueles que colocam a educação integral como prioridade. Projetos sociais esportivos devem fazer parte, enquanto complemento, da educação da criança, necessitando do diálogo principalmente com a escola e com a família. Um programa esportivo, com atividades sistematizadas, trás benefícios não só para a criança dentro do esporte, mas benefícios em outros contextos de seu convívio. Nesta perspectiva, essa pesquisa teve por objetivo geral avaliar a influência de um projeto esportivo inclusivo nos hábitos do cotidiano das crianças e seus familiares. Participaram desta pesquisa 16 pais ou responsáveis, que tem suas crianças, com idade entre 8 a 10 anos, matriculadas em Projeto Esportivo Inclusivo. O instrumento utilizado foi um questionário adaptado de Neto e Serrano (1997) respondido pelos familiares ou responsáveis. Este instrumento avaliou a rotina de atividades da criança e de seus familiares ou responsáveis, antes e durante a participação da criança no Projeto. O programa parece estar influenciando positivamente nos hábitos da criança e seus familiares. Conclui-se que quando se tem um planejamento, baseado em propostas metodológicas condizentes com as necessidades e realidades das crianças, o mesmo motiva essas crianças a mudarem positivamente seus hábitos, repercutindo também nas mudanças no cotidiano familiar.pt_BR
dc.description.abstractAiming at contributing to the development of kids is essential to all the ones who takefull-time education as a priority. Social sports projects must be part of education as a complement of child education, where dialog with family and school takes place. A sports program with systemized activities brings out some benefits, not only to children playing, but in several other contexts of their environment. In this perspective, the main goal of this research is to evaluate the influence of an inclusive sportsproject in the daily life of children and their family members. Sixteen parents and guardians with children aged from 8 to 10 years old enrolled in the Inclusive Sports Project joined this research. The research tool used was anadapted questionnaire from Neto & Serrano (1997) which was answered by parents or legal guardians. This tool evaluated the scheduled activities from children and their family members and guardians, before and through the participation of children in this project. The program has had much positive influence on the children and Family member habits. All in all, when you have a plan, based on methodological proposals accordingly to the needs and realities of children, this motivates children to change their habits with positivity, which is connected to changes in family’s everyday life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectSports projecten
dc.subjectChilden
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectFamilyen
dc.titleProjeto de educação pelos esportes para crianças : a influência do cotidiano familiarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001017997pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples