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dc.contributor.advisorGavioli, Izabela Lucchesept_BR
dc.contributor.authorVilla, Alinept_BR
dc.date.accessioned2017-04-28T02:22:30Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/157202pt_BR
dc.description.abstractCom a evolução das mídias e a crescente popularização de sites e plataformas de compartilhamento, a visualização de vídeos está, cada vez mais, sendo utilizada para o aprendizado de sequências de movimentos. Diferentes abordagens sobre a capacidade de aprendizado de movimentos através da captação visual de informações vem sendo estudadas. As áreas da ciência do movimento (aprendizagem motora) e neurociência (neurônios-espelho) fornecem importante substrato para o entendimento desse campo. No que diz respeito à aprendizagem motora, salientam-se estudos de Bandura acerca da aprendizagem por demonstração e imitação de movimentos. Na área da neurociência, com estudos sobre o sistema de neurônios-espelho descobertos por Rizzolatti, descobriu-se que certas áreas corticais se ativam tanto para a observação de uma ação motora como para a execução daquela mesma ação. A presente pesquisa teve como objetivo compreender o aprendizado de movimentos através da captação visual de informações, para então compreender a visualização de vídeos de dança no auxílio de aprendizado de movimentos. Para isso, utiliza-se a metodologia de revisão narrativa de bibliografia, através de uma análise de livros impressos e/ou eletrônicos, publicações científicas, artigos, entre outros. Os principais estudos revisados indicam que um determinado padrão de movimento não precisa, a priori, ser experimentado fisicamente para ser adquirido, pois somente a observação de um modelo permite a formulação de uma representação mental da ação a ser realizada.pt_BR
dc.description.abstractMedia evolution and the growing popularization of sites and sharing platforms are increasing the way videos are being used for the learning of sequences of movements. Different approaches to the learning ability of movements through the visual capture of information have been studied. Motion science (in motor learning field) and neuroscience (in mirror neurons field) provide important substrate for such understanding. Regarding motor learning, we highlight Bandura's studies about learning by demonstration and imitation of movements. In the area of neuroscience, with studies on the system of mirror neurons discovered by Rizzolatti, it was discovered that certain cortical areas are activated both for the observation of a motor action and for the execution of that same action. The present research aimed to understand the learning of movements through the visual capture of information, to understand the visualization of dance videos in the aid of learning movements. The methodology used was a narrative revision of bibliography, through the analysis of printed and / or electronic books, scientific publications, articles, among others. The most relevant reviewed studies indicate that a certain pattern of movement need not, a priori, be physically experienced to be acquired, for only the observation of a model allows the formulation of a mental representation of the action to be performed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDance,en
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMotor learningen
dc.subjectVídeopt_BR
dc.subjectMirror neuronsen
dc.subjectImitationen
dc.subjectVideo learningen
dc.titleO cérebro que dança : uma abordagem do sistema de neurônios-espelho em dançapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001016870pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationDança: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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